Iniciativas para promover a diversidade

Durante uma década a L’Oréal tem refletido e trabalhado para a criação de uma política de diversidades. Ela se baseia em iniciativas desenvolvidas em três áreas estratégicas: Recursos Humanos, Marketing e Compras.

Main diversity actions at L’Oréal
Main diversity actions at L’Oréal

A diversidade é um valor fundamental para a L'Oréal. Partindo da grande diversidade de pessoas que compõem as equipes até os produtos desenvolvidos, a diversidade tem sido sempre uma prioridade.

Ela consiste em reconhecer, aceitar, valorizar as diferenças e capitalizá-las para acelerar o desenvolvimento da empresa em conjunto com a sociedade. Como esta iniciativa tem várias dimensões, preferimos falar sobre diversidades no plural. Em suas diferentes áreas de atuação, o Grupo L’Oréal começou tomando iniciativas para promover a diversidade e mediu o progresso alcançado para profissionalizar e estender estas ações a uma escala internacional.

Para a L’Oréal, a mensuração é uma parte essencial da abordagem, pois possibilita direcionar as políticas que são implementadas na área da diversidade e, desta forma, fazer progressos nestas áreas. O Grupo acelera a implantação da sua política de Diversidades e de seus valores corporativos onde quer que esteja presente e sempre que abre novas subsidiárias.

adoção dos Estatutos de Diversidade em diferentes países


A assinatura do Estatuto de Ética em 2000 e do Pacto Global em 2003 foram os primeiros compromissos da L’Oréal para promover a não discriminação e o respeito por diferenças individuais. Com a assinatura do Estatuto da Diversidade na França, no ano de 2004, um plano de ação foi definido, apoiado pela criação, em 2006, de uma rede de diversidade global em suas subsidiárias.

Em paralelo, o compromisso do Grupo se expandiu na França para outros aspectos da Diversidade, como a igualdade profissional, a paternidade, a origem social ou até mesmo a idade: levando à criação do Estatuto Amigo da Paternidade (Parent-Friendly Charter) em 2008, o "Plan Espoir Banlieues" (2008), e acordos empresariais relativos ao emprego de Seniors (2009).

A Política de Diversidades 2010-2015


A ambição da L’Oréal é ser reconhecida como líder mundial no gerenciamento das diversidades. Esta ambição de liderança nos estimula, para sermos eficazes, a focar a nossa política em três linhas de ação estratégicas: Recursos Humanos, Marketing/Comunicação e Compras; trabalhando prioritariamente questões como gênero, deficiências e origem social e étnica.

Definida desta forma para o período de 2010 a 2015, a política do Grupo L'Oréal envolve, a partir de agora, a participação de todas as subsidiárias. Com um objetivo em comum, ela prioriza a ação para facilitar uma implantação rápida e mundial.

Principais ações


  • Diversificar nossas fontes de recrutamento para buscar e conquistar talentos que representam uma maior diversidade cultural e social .
  • Reduzir as diferenças salariais entre homens e mulheres até que elas desapareçam.
  • Incentivar o surgimento de talentos de mulheres nos níveis mais altos da organização.
  • Promover o emprego de pessoas com deficiências, em cumprimento com leis nacionais e indo além delas.
  • Tornar os produtos da L’Oréal acessíveis a todos.
  • Praticar uma política de compras responsável, especialmente contra a exclusão.