Rosmari Capra-Sales

Rosmari Capra-Sales, Diretora de Ética da L'Oréal Brasil, recebe o prêmio do ‘’Guia EXAME de Sustentabilidade’’ das mãos de André Lahóz, diretor de redação de EXAME

Respeito, integridade, coragem e transparência são a base do relacionamento da L’Oréal com seus stakeholders. Para garantir que todos os colaboradores ajam de acordo com esses valores fundamentais, que norteiam o negócio e moldam a cultura da empresa, a L’Oréal Brasil adota o Código de Ética Empresarial do Grupo. O documento dissemina sua política com normas e orientações que são apresentadas aos colaboradores durante sua integração e ficam disponíveis na intranet, de fácil acesso a qualquer momento. As equipes também reforçam estes padrões éticos através do Ética e-learning, treinamento online que transmite recomendações sobre questões como segurança e qualidade do produto, consciência ambiental, concorrência leal, assédio, entre outras.

O Brasil conta ainda com uma diretora dedicada ao tema, para dar suporte local ao Programa de Ética e ser um ponto de referência na promoção e embasamento de boas práticas, oferecendo ajuda na tomada de decisões do cotidiano. A área organiza ainda o Dia da Ética na filial brasileira, uma data anual cuja programação tem como objetivo promover a transparência e convidar as equipes a expressarem suas opiniões e esclarecerem dúvidas através de um webcast ao vivo com o presidente da subsidiária, Sr. Didier Tisserand.

Outra iniciativa brasileira que envolve a participação dos colaboradores na construção de um ambiente de trabalho melhor é o Voz Ativa, canal externo exclusivo e terceirizado para receber denúncias de forma totalmente confidencial e segura. A ferramenta estimula o engajamento dos colaboradores no combate a irregularidades, e é mais uma prova de que a L’Oréal Brasil incorpora os princípios do Grupo, contribuindo para o reconhecimento da companhia como uma das mais éticas do mundo.

Em 2014, a L’Oréal Brasil foi eleita a empresa mais sustentável na categoria “ÉTICA E TRANSPARÊNCIA” do Guia EXAME de Sustentabilidade 2014. Essa é a maior e mais respeitada pesquisa realizada no Brasil sobre práticas de responsabilidade corporativa. Veja mais sobre o prêmio aqui.