História da L'Oréal no Brasil

Há mais de 50 anos, a L’Oréal vem construindo uma trajetória de sucesso no Brasil. Conheça os grandes lançamentos, a chegada das marcas, a abertura de novas unidades e outros grandes marcos na história da empresa no país.

2014

L´Oréal Brasil é eleita a empresa mais sustentável na categoria ''Ética e Transparência'' do Guia Exame de Sustentabilidade 2014. Pela primeira vez, a empresa foi destaque nesta que é considerada a maior e mais respeitada pesquisa realizada no Brasil sobre práticas de responsabilidade corporativa.


Com mais de 3.000 lojas em 63 países, The Body Shop chega ao país nas lojas da brasileira Empório Body Store e em 25 lojas The Body Shop que inauguram até o final do ano. Fundada em 1976 em Brighton, Inglaterra, a The Body Shop é uma marca internacional de beleza pensada para fazer as pessoas se sentirem bem com seu corpo, rosto e alma.


L'Oréal assina contrato para a construção de sua nova sede no Brasil, localizada no coração do Centro do Rio de Janeiro, na Região Portuária. Estrategicamente situada em frente aos armazéns do Porto e ao passeio público de 3,5 Km de extensão do Armazém 8 à Praça XV, a construção terá vista para a Baía de Guanabara. A nova sede ficará pronta no fim de 2016 e terá mais de 20.000 m² de área edificada, 22 andares e capacidade para 1.500 pessoas.


Em setembro, a L'Oréal anuncia acordo para aquisição da Niely Cosméticos no Brasil. Fundada em 1981 por Daniel Fonseca de Jesus, a Niely Cosméticos é o maior grupo independente de produtos de coloração e cuidados para cabelos no Brasil, um dos maiores mercados mundiais para essas categorias. Para que a ação seja concluída, é necessária a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).


Cria comitê de sustentabilidade composto por representantes de todas as divisões de negócios para o compromisso ''Sharing Beauty With Al'' (''Compartilhando a Beleza com Todos'').


Conhecida por seus esmaltes sempre antenados com a última moda, a marca norte americana Essie chega ao país.

2013

Para alcançar o objetivo de conquistar um bilhão de novos consumidores, a L’Oréal apresenta uma mudança fundamental: a segmentação do mercado mundial em oito grandes regiões homogêneas. Estas grandes mudanças visam adaptar o Grupo à rápida globalização de suas atividades e impulsionar a estratégia de universalização, que pretende atender todas as necessidades de beleza ao redor do mundo. O Brasil se destaca como área de negócios independente da América Latina. As oito novas grandes regiões são: América do Norte, América Latina de língua hispânica, Brasil, Norte da Ásia, Sul da Ásia e Pacífico, África/Oriente Médio, Europa Oriental e Europa Ocidental.


No mesmo ano, a L´Oréal Brasil inaugura seu segundo Centro de Distribuição, no Rio de Janeiro.


Lançamento do compromisso Sharing Beauty with all (Compartilhando a beleza com todos), com novas metas ambientais e sociais com foco em 2020. O Brasil é um dos países chaves para alcançar os objetivos.


A Dra. Márcia Barbosa ganha o prêmio internal For Women in Science, que reconhece o trabalho de cientistas experientes em todo o mundo.


Em outubro, a L'Oréal anuncia a aquisição, pela The Body Shop, de 51% da marca brasileira Empório Body Store, com opção de aumentar sua participação para 80% em 2019.

2012

Lançamento do 1º Relatório de Desenvolvimento Sustentável da L´Oréal Brasil. O relatório informa, de maneira clara, objetiva e transparente, como a empresa se relaciona com seus colaboradores e com as comunidades onde atua. Em paralelo, o documento reporta também o que a L´Oréal faz em relação aos impactos causados por suas atividades.


Ainda em 2012, a L´Oréal Brasil participa de diversos debates e eventos na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.


Participação da empresa na primeira edição do renomado evento internacional "Women´s Forum", em São Paulo.

2011

Sr. Didier Tisserand assume a presidência da L´Oréal Brasil.


L´Oréal, Estado e Município do Rio de Janeiro assinam um Protocolo de Intenções para a construção de um Centro de Pesquisa & Inovação na Ilha de Bom Jesus, área vizinha ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Os dois primeiros perfumes desenvolvidos exclusivamente para o mercado brasileiro são lançados: Hypnose Sheer (Lancôme) e Fuel For Life (Diesel).


Lançamento do projeto piloto de Microdistribuidores Matrix. A estratégia desta iniciativa é criar oportunidades para o desenvolvimento profissional, social e educacional nas comunidades mais desfavorecidas. Com o projeto de microdistribuidoras, Matrix recruta empreendedoras para a formação técnica de cabeleireiros, além de auxiliá-las na gestão de seus negócios. O projeto nasce no Rio de Janeiro, no complexo do Alemão.

2010

Inauguração do 1º Instituto L'Oréal Professionnel no Brasil. O Instituto é o primeiro do Grupo L'Oréal focado na formação completa de cabeleireiros para suprir a demanda do mercado brasileiro por profissionais de beleza qualificados. O Instituto L'Oréal Professionnel oferece formação teórica, técnica e prática de padrão internacional, em ambiente de sala de aula e em Salão-Estágio, com orientação e supervisão constantes de instrutores capacitados durante todas as fases do aprendizado.


Realização da 1º edição do "Citizen Day" na L'Oréal Brasil


Chegada da marca SkinCeuticals no Brasil.

2009

Em comemoração ao centenário da L´Oréal, é criado o projeto de filantropia "Oficina L'Oréal de Beleza", mais tarde chamado de "Beauty For a Better Life" (da Fundação L´Oréal). O objetivo é promover a beleza como oportunidade de desenvolvimento e inserção de jovens de baixa renda no mundo do trabalho por meio do apoio a projetos de formação nesta área.


Chegada do Grupo Yves Saint Laurent Beauté ao Brasil, trazendo as marcas Roger & Gallet, Boucheron, Ermenegildo Zegna e Oscar de La Renta.


A Dra. Beatriz Barbuy, da USP, é contemplada com o prêmio internacional L'Oréal-UNESCO For Women in Science, marcando a premiação de quatro notáveis cientistas brasileiras em 11 anos de existência do programa internacional.


A L’Oréal foi uma das primeiras companhias a estabelecer na França, em 2000, um Código de Ética Empresarial e a nomear, em 2007, um Diretor de Ética do Grupo dedicado exclusivamente ao tema. Em 2009, foi a vez do Brasil nomear, pela primeira vez, uma representante de Ética, também diretora de Planejamento Fiscal e Contabilidade. Seu objetivo é dar suporte ao Programa de Ética do Grupo localmente e ser um ponto de referência na promoção e embasamento das boas práticas, oferecendo ajuda e orientação na tomada de decisões éticas em todos os níveis da empresa.

2008

Inauguração do 1º Centro de Pesquisa & Inovação do país, na fábrica do Rio de Janeiro, que atende toda a América Latina.


Atenta às tendências e aos hábitos de consumo das brasileiras, a L´Oréal Brasil lança, em 2008, produtos cada vez mais adaptados ao mercado local. Alguns exemplos de sucessos desenvolvidos pelos laboratórios no Brasil são Elseve Reparação Total 5 (L´Oréal Paris); Bí-O (Garnier); Force Relax (L´Oréal Professionel); Real Control (Redken); e Optismooth Care (Matrix).


Lançamento do calendário "Cabeleireiros contra Aids".


O ano também marca a chegada de duas grandes marcas internacionais ao país: Kiehl´s e Inneóv.

2006

Iniciativa da L’Oréal Brasil em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a UNESCO, o Programa Para Mulheres na Ciência (versão brasileira do internacional "For Women In Science") nasce com a missão de ceder espaço e apoio à participação das mulheres brasileiras no cenário científico do país ao premiar o trabalho de sete jovens pesquisadoras com uma bolsa-auxílio no valor equivalente a vinte mil dólares.


Chegada da marca Viktor&Rolf ao Brasil.

2005

A Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal e a UNESCO assinam, em maio de 2005, um acordo de cooperação para a educação e a prevenção da Aids através da rede de cabeleireiros do mundo inteiro. O objetivo do "Cabeleireiros Contra a Aids" é mobilizar a rede de formadores da L’Oréal para fornecer informações sobre o HIV aos profissionais cabeleireiros, e incentivá-los a transmitir a mensagem aos seus clientes.


Dra. Belita Koiller, da UFRJ, é contemplada com o prêmio internacional L'Oréal-UNESCO For Women in Science.


Sr. François-Xavier Fernart assume a presidência da L´Oréal Brasil.

2004

Chegada da marca Matrix ao país.


A professora e cientista brasileira Dra. Lúcia Mendonça Previato é uma das cinco vencedoras mundiais da 7ª edição do Prêmio L'Oréal–UNESCO For Women in Science.

2001

Aquisição da marca Colorama, a primeira marca brasileira do Grupo, e chegada de Vichy ao país.


Pela primeira vez, uma cientista brasileira recebe o Prêmio "L'Oréal–Unesco For Women in Science". Representando toda a América Latina, a Dra. Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo, é uma das cinco cientistas premiadas internacionalmente pela L´Oréal.


Aquisição da fábrica de São Paulo (Vila Jaguara).

2000

Pela primeira vez na história da filial brasileira, é lançada uma linha de produtos com pesquisa desenvolvida no país especificamente para cabelos cacheados - a linha Elsève Hydra-Max, de L'Oréal Paris. O lançamento de Hydra-Max também marcou a estreia de uma modelo brasileira (Ana Paula Arósio) na divulgação de um produto L'Oréal mundialmente. Os primeiros porta-vozes brasileiros foram Ana Paula Arósio (Elsève e Plénitude); Deborah Bloch (Imédia Excellence); Babi (Maybelline); Camila Pitanga (Colorama); Fernanda Tavares (Elsève); e Raí (Elsève).


Chegada de La Roche-Posay ao Brasil, inaugurando a divisão Cosmética Ativa no país, e de Garnier, da divisão Grande Público.


Sr. Frank Ferlaino assume a presidência da L´Oréal Brasil.

1999

Inauguração de uma nova Centrex (Central de Distribuição), próxima à fábrica do Rio de Janeiro.

1998

Redken começa a ser comercializada no Brasil.

1997

Maybelline NY chega ao país.

1996

A marca Biotherm começa a ser comercializada no país.


Sr. Joseph Bitton assume a presidência da L´Oréal Brasil.

1994

Chegada da marca Kérastase ao Brasil.

1990

Chegada da marca Lancôme ao país.


Sr. Paolo Gasparrini assume a presidência da L´Oréal Brasil.

1983

Aquisição da marca Helena Rubinstein Brasil.


Sr. Vittorio Emiliani assume a presidência da L´Oréal Brasil.

1979

Sr. Phillipe Peze assume a presidência da L´Oréal Brasil.

1973

Sr. Christian Dard assume a presidência da L´Oréal Brasil.

1969

A L´Oréal Brasil inaugura uma nova fábrica, maior, onde até hoje funciona sua unidade fabril no Rio de Janeiro, na Rodovia Presidente Dutra.

1960

Inauguração da 1ª fábrica no país, no Rio de Janeiro, com 1.200 m² de área construída e 16 colaboradores. No mesmo ano, a L´Oréal Brasil inaugura seu primeiro Centro de Distribuição e passa a comercializar as principais linhas de produtos encontrados na matriz, na França.

1959

No boom dos anos 1950, a L´Oréal estabelece uma presença direta no Brasil, criando a FAPROCO (Fábrica Produtos Cosméticos S.A.).


Neste mesmo ano, ocorre o lançamento da coloração Imédia Crème, que se tornou líder em vendas no país.


O primeiro presidente da L´Oréal Brasil toma posse, Sr. François Claudel.