La Roche-Posay inaugura Escola de Atopia no RJ
Grupo L´Oréal

Espaço no Hospital Municipal Jesus foi inaugurado em Abril com foco no atendimento a crianças com dermatite atópica

Escola de atopia

A La Roche-Posay anuncia a inauguração de mais uma Escola de Atopia, agora carioca, localizada no Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, sob responsabilidade da dermato-pediatra Dra. Ana Mósca, chefe da dermatologia do hospital.

Esse projeto social teve início na França em 2001, e hoje já conta com mais de 80 unidades presentes em 23 países tendo como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida de crianças com dermatite atópica e suas famílias. 

A dermatite atópica é uma doença de pele que atinge de 10 a 15% da população, principalmente crianças. Seus principais sintomas são ressecamento e lesões avermelhadas na pele, além de uma coceira intensa. Geralmente, está associada a alergias respiratórias, como asma e bronquite.  A educação terapêutica dos pais com dermatologistas e o apoio psicológico às famílias, através de atividades lúdicas, estimulam o bom convívio da criança com a doença, que atrapalha o sono e pode afetar seu desenvolvimento escolar. 

A incidência da doença tem aumentado nas últimas décadas, principalmente nos grandes centros urbanos, cujos fatores ambientais, como a poluição, agravam o quadro. Assim, é essencial um cuidado diário adequado, com emolientes e sabonetes específicos para a pele sensível, contribuindo para o espaçamento das crises da doença. É muito importante também um acompanhamento e orientação psicológica, que é realizado com as famílias na Escola de Atopia. Nas reuniões, forma-se um grupo de apoio, no qual os pais trocam experiências e contam como superam a doença. São efetuadas também oficinas de aplicação do hidratante com as crianças, mostrando de forma lúdica como cuidar da pele e ajudando na independência da criança. 

Em 2012, a La Roche-Posay inaugurou em Curitiba a primeira unidade da Escola de Atopia, no Brasil. A intenção é expandir cada vez mais esta iniciativa, promovendo a melhora da qualidade de vida de mais e mais famílias, sempre em parceria com a dermatologia. Com a inauguração da Escola no Rio de Janeiro, a ideia é atender ainda em 2017 em torno de 80 famílias cariocas. Somando com a Escola de Atopia de Curitiba serão pelo menos 200 famílias atendidas no ano. 

Sobre a La Roche-Posay 

Localizada em uma cidadezinha no centro da França, na região de la Vienne, La Roche-Posay ganhou reconhecimento em todo mundo pela água de suas fontes, muito rica em Selênio, particularmente benéfica para a pele.  Hoje, a estação termal de La Roche-Posay acolhe mais de 7.500 clientes por ano. Na França, mais de 60% dos tratamentos dermatológicos termais são ali dispensados. A estação termal de La Roche-Posay é declarada oficialmente estação hidrotermal pela Academia de Medicina Francesa. 

A marca La Roche-Posay foi criada em 1928, na época chamada de Sociedade Anônima de Produtos Dérmicos de La Roche-Posay. Recomendada por mais de 25 mil dermatologistas no mundo, a marca inaugurou o mercado de dermocosméticos no Brasil em 2000 e hoje está consolidada no mercado nacional, sendo líder do mercado de dermocosméticos – tanto que o Brasil já se tornou o segundo país em vendas para La Roche-Posay. 

Serviço
Local:
Hospital Municipal Jesus, Rua Oito de Dezembro, Vila Isabel – Rio de Janeiro
Quando: Abril de 2017
Como participar: Para participar, basta marcar uma consulta com o setor de dermatologia do Hospital, que encaminhará o paciente ao projeto. 

Para mais informações acesse: 

http://www.laroche-posay.com.br/artigos/info-atopia

www.facebook.com/LaRocheBrasil

@larocheposaybrasil