L’Oréal divulga progresso de seu programa global de sustentabilidade
Responsabilidade Corporativa

Entre os avanços do "Sharing Beauty With All", redução das emissões de carbono em operações chega a 67%

L’Oréal divulga progresso de seu programa global de sustentabilidade

Enquanto as consequências das mudanças climáticas se tornam cada vez mais reais, afetando também o setor de cosméticos, o Grupo L’Oréal presta informações sobre as suas metas para reduzir significativamente a sua pegada ambiental e reafirma o seu compromisso para combater as mudanças climáticas. 

As mudanças climáticas são uma realidade e têm um impacto sobre os mais vulneráveis na nossa cadeia de valor, como por exemplo agricultores e produtores de determinados ingredientes naturais como a manteiga de shea de Burkina Faso ou o óleo de argan do sul do Marrocos” diz Alexandra Palt, Diretora Executiva de Sustentabilidade. “É necessário agir com urgência. Na marca da metade das nossas ambições para 2020, vamos redobrar os nossos esforços para reduzir a nossa pegada ambiental e alcançar as nossas metas, particularmente em termos de produção e inovação sustentável”, declarou. 

Os resultados publicados hoje pela L’Oréal no Relatório de Progresso de 2016 de Sharing Beauty With All provam os progressos realizados.  

Produção Sustentável: um modelo eficaz de baixo carbono 

Ao reduzir as emissões de suas fábricas e centros de distribuição em 67%, em termos absolutos, em relação aos valores de 2005, a L’Oréal excedeu a sua meta de uma redução de -60% em emissões de CO2, quatro anos antes do prazo, ao mesmo tempo em que aumentou a sua produção em 29% durante o mesmo período. Até o final de 2016, o Grupo contará com 15 unidades industriais que atingiram a neutralidade de carbono. Este desempenho é reconhecido pela CDP, uma organização internacional independente que avalia o desempenho ambiental das empresas. Em 2016, entre quase 3.000 empresas avaliadas, a L’Oréal foi uma das duas empresas no mundo a receber uma nota “A”, representando o mais alto nível de desempenho em três temas-chave: proteção do clima, gestão sustentável de água e a luta contra o desmatamento. 

Inovação sustentável: melhoria gradual de todos os novos produtos

Até 2020, a L’Oréal está comprometida em melhorar o perfil ambiental ou social de 100% de seus produtos novos ou renovados. Isto significa que todos os consumidores no mundo inteiro podem ter certeza de que cada novo produto L’Oréal que eles comprarem terá melhorado o seu impacto sobre o meio-ambiente e sobre a sociedade.  

Este compromisso diz respeito a todas as marcas L’Oréal e 82% dos produtos lançados em 2016 (74% em 2015) já mostram esta melhoria. Alguns dos novos produtos lançados em 2016 demonstram níveis de biodegradabilidade superiores a 98%, como por exemplo os shampoos e condicionadores da nova linha Biolage R.A.W., ou o shampoo Garnier Ultra Doux 5 Plants.

- Baixe o relatório e descubra todos os resultados: sharingbeautywithall.loreal.com/results

- Siga @LOrealCommitted, a conta do Twitter dedicada aos compromissos de sustentabilidade da L’Oréal.

- Descubra a versão digital do relatório e o site: sharingbeautywithall.loreal.com 

Sharing Beauty With All: desenvolvimento sustentável até 2020

O programa Sharing Beauty With All foi lançado em 2013. Completamente integrado em toda a cadeia de valor do Grupo, ele resume os compromissos da L’Oréal em termos de desenvolvimento sustentável até 2020 e trata de todos os seus impactos: da concepção de produtos à sua distribuição, incluindo o processo de produção ou a obtenção de ingredientes.

Este programa se baseia em 4 pilares:

 - Inovar de forma sustentável, para reduzir a pegada ambiental de produtos e fórmulas;

 - Produzir de forma sustentável, para reduzir a pegada ambiental de fábricas e centros de distribuição;

 - Viver de forma sustentável, dando aos consumidores a possibilidade de fazer escolhas sustentáveis de consumo;

 - Compartilhar o nosso crescimento com todas as partes interessadas do Grupo (comunidades, fornecedores e colaboradores).

A cada ano, a L’Oréal comunica de forma transparente, fornecendo números, com relação aos seu progresso. Hoje, o Grupo é uma das empresas cuja ambição e seriedade em termos de desenvolvimento sustentável são as mais reconhecidas a nível internacional.