Instituto L’Oréal promove doação de cabelos para produzir perucas para pacientes com câncer
Grupo L´Oréal

Parceria com o Hospital das Clínicas da UFMG conseguiu o resultado de 70 cortes em um dia

Instituto L’Oréal promove doação de cabelos para produzir perucas para pacientes com câncer

Ação incentivou a participação de alunos, professores e funcionários do Campus de Saúde da Universidade


O Instituto L’Oréal se uniu ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no dia 1º de agosto, para promover um dia de doações de cabelos. Alunos em processo de formação em cabeleireiros no Instituto em Belo Horizonte e dois instrutores atenderam 70 pessoas em uma tarde. O material arrecadado pela iniciativa “Um fio, um sorriso” será utilizado para produzir perucas que serão doadas às mulheres e crianças que estão em terapia para a doença no hospital universitário. A ação de cortes ocorreu no Campus de Saúde da UFMG e foi divulgada entre alunos e funcionários do hospital.


Essa foi a primeira parceria entre o Instituto L’Oréal e a Faculdade de Medicina da Universidade. Izabella Lacerda, coordenadora da unidade de Belo Horizonte, destaca que essa é uma oportunidade de gerar visibilidade para o trabalho do Instituto e fortalece a responsabilidade social da empresa em geral. “Ações como essa proporcionam experiências práticas aos alunos que já estão no salão-escola. Além disso, incentivamos o voluntariado e a preocupação com questões sociais”, afirma.


Ação reforça importância de conscientizar profissionais sobre trabalho voluntário


Como o tratamento costuma ser agressivo e se reflete na imagem externa dos pacientes, muitas vezes é necessário um estímulo para levantar a autoestima e dar mais segurança para seguir em frente. Segundo Izabella, a ação busca estimular a iniciativa de doação dentro da própria instituição de saúde. Com isso, o foco da arrecadação são pessoas que frequentam o Campus Saúde da Universidade e o quadro de funcionários do hospital. Dentro das atividades do Instituto L’Oréal, Izabella Lacerda ressalta que a atividade de parceria com a UFMG também foi uma oportunidade de conscientizar os profissionais em formação sobre a importância de dedicar algum tempo para ações voluntárias.


Esta não é a primeira vez que o Instituto participa de ações que estimulam a prática do bem. Segundo Izabella, a unidade já participou de eventos semelhantes promovidos pela Coca-Cola e Hospital São Francisco, em BH. Além disso, os alunos da unidade também já fizeram cortes para o projeto Mechas da Alegria, promovido pelo Instituto, que também arrecada cabelos para confeccionar perucas para pacientes em tratamento contra o câncer.