L’Oréal é líder mundial em sustentabilidade na premiação CDP Europe Awards e contribui para o desenvolvimento sustentável
Grupo L´Oréal

Reconhecida como a melhor empresa em Mudanças Climáticas, L’Oréal Brasil compartilha projetos que contribuíram para o prêmio internacional

CDP Europe Awards

Pelo segundo ano, o Grupo L’Oréal foi uma das duas empresas mundiais a receber nota A para as três categorias da CDP Europe Awards, que analisa ações corporativas para combater as mudanças climáticas e promover a conservação da água e florestas. Ocorrido em Bruxelas no final de novembro, a premiação avaliou as principais empresas do mundo e a classificação AAA destacou a L’Oréal como líder em sustentabilidade pelas iniciativas mundiais de redução de emissões de carbono, otimização de gestão da água e ações para lidar com o desmatamento em sua cadeia de suprimento. No Brasil, a companhia tem traçado um caminho para uma nova economia sustentável e, recentemente, foi premiada como a melhor empresa em Mudanças Climáticas pelo Guia Exame 2017.


A nota recebida pelo Grupo L’Oréal na CDP é reflexo dos compromissos estabelecidos no programa Sharing Beauty With All, lançado em 2013, que ressalta iniciativas para integrar o progresso econômico com o desenvolvimento sustentável em todas as cadeias de valor que abrangem o negócio. O compromisso envolve os impactos de produção, desde a concepção de produtos e distribuição até a obtenção de matérias-primas. Ao receber o prêmio, Jean-Paul Agon, Presidente e CEO da L’Oréal, destacou a responsabilidade que as empresas e o poder público têm de deter as mudanças climáticas.


“Estamos honrados por sermos uma de apenas duas empresas no mundo a receber a classificação AAA. As nossas ações ambientais, sociais e corporativas devem fazer o bem onde quer que atuemos. Acredito que as empresas são uma força de transformação e, como tal, devem se comprometer a combater as mudanças climáticas junto com as cidades e os estados”, declarou Agon.

 


“L’Oréal Brasil está totalmente alinhada com a visão da CDP sobre ser uma empresa sustentável”, conta Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade

 

A conquista do Grupo L’Oréal é resultado de iniciativas que são implementadas em cada local do mundo em que a companhia possui operações. No Brasil, as ações inspiradas no compromisso de sustentabilidade, como redução de emissões de CO2 nas fábricas, diminuição de consumo de água e o compromisso de zero desflorestação, estão alinhadas à visão global. Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade, conta que o prêmio internacional é um impulsionador para que o país busque ainda mais resultados. “A contribuição do Brasil é muito significativa porque atuamos com esse objetivo e temos grandes ambições nos três pilares - que são emissão de CO2, água e respeito à floresta”, ressaltou.

 

Para o futuro, a L’Oréal Brasil pretende superar os objetivos do Grupo com: carbono neutro até 2020, que significa zerar as emissões nas operações; 100% de energia verde em todos as unidades até 2018; até 2020, toda a água utilizada para o processo de fabricação será reutilizada (água circular), com exceção da água utilizada nas fórmulas; e utilização de papel 100% certificado para garantir a preservação da floresta.

 


Resultados já alcançados mostram compromisso da L’Oréal Brasil com o desenvolvimento sustentável

 

A L’Oréal Brasil já alcançou a marca de 72%* na redução de emissão de gás carbônico. A companhia também conseguiu diminuir em 42%* o consumo de água por meio de sistemas de reutilização - a fábrica de Niely reduziu em mais de 50% a emissão de CO2, comparado a 2016, utilizando energia verde de bagaço de cana de açúcar. Já o sistema de Jardim Filtrante, no Centro de Pesquisa e Inovação, é um modelo sustentável de economia. A iniciativa trata os resíduos industriais, pluviais e sanitários de forma natural e reutiliza os líquidos para irrigação e reuso nos banheiros. Em novembro deste ano, a companhia conquistou o projeto o Green Solution Awards durante a Conferência Mundial do Clima (COP 23) - pela concepção sustentável e economia de até 40% no uso de água. Maya Colombani ressalta, ainda, que a L’Oréal Brasil se engajou contra o desmatamento das florestas com o compromisso de zero desflorestação.

 

“O Brasil é um grande ator de mudanças e contribuiu com o prêmio internacional com suas iniciativas. Alinhada 100% com a visão internacional, também somos um agente local, já que somos considerado a melhor empresa em mudanças climáticas pelo Guia Exame - entre as mais de 170 empresas que concorreram ao prêmio”, declarou. “A nossa decisão de agir pela sustentabilidade é agora e depende da nossas ações. Nós temos muita ambição e compromisso, então nada pode nos impedir de se tornar uma empresa pioneira em mudança climática e com protagonismo social forte nas comunidades”.

 

*comparado a 2005.