Beleza sustentável: Aura Botanica leva o poder da natureza para linha de luxo responsável
Grupo L´Oréal

Kérastase lança no Brasil produtos com fórmulas compostas por 98% de ingredientes de origem natural

Aura Botanica

O conceito sustentável da linha Aura Botanica, de Kérastase, chega ao Brasil em agosto. Com 98% dos ingredientes de origens naturais e a proposta de uma experiência consciente para os cabelos, o lançamento alia ciência e cuidados personalizados para levar a Beleza para Todos. São impactadas desde as mulheres que extraem o Óleo de Argan nas colinas marroquinas, passando pelos profissionais parceiros, até chegar à consumidora que busca um estilo de vida mais saudável.  


O compromisso de reduzir o impacto ambiental influencia diretamente a seleção das matérias-primas da marca. A fórmula atingiu 97% de biodegradabilidade. Para elevar a experiência capilar, Kérastase também se propôs a trazer ingredientes que têm alto poder na natureza e comprovação científica dos efeitos positivos para os fios. O compromisso era de não “naturalizar” produtos que já existem. Por isso, Aura Botanica foi uma criação do zero a partir de estudos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da L’Oréal.


A linha apresenta quatro produtos que se complementam no tratamento capilar profissional: Bain Micellaire (shampoo), Soin Fondamental (condicionador), Concentré Essentiel (sérum) e Essence d’Éclat (óleo bifásico). Sem sulfatos, silicones e parabenos, Aura Botanica tem como matéria-prima o Óleo de Coco das Ilhas de Samoa e o Óleo de Argan marroquino.


L’Oréal quer tornar consumidores capazes de fazer escolhas sustentáveis


Mais que uma inovação de tendências, Kérastase segue a mudança comportamental das mulheres engajadas e conscientes de seus papéis na sociedade. Hoje, elas buscam produtos que reúnem responsabilidade ambiental, procedência dos componentes e que se adequem a um estilo de vida mais equilibrado. Os ingredientes escolhidos para a composição de Aura Botanica são aqueles que conservam mais de 50% da estrutura original ou que não passaram por nenhum processo de transformação.


Além da naturalidade, a linha de produtos também apresenta uma performance que proporciona mais nutrição para os fios e uma experiência sensorial entre textura, fragrância e visual. O design sustentável traz significativa redução do uso de plásticos e uma economia de 45 toneladas do material apenas com a tampa dos produtos. A embalagem de Bain Micellaire, por exemplo, se tornou o primeiro produto da marca com embalagem 100% reciclável.


Compromisso com agricultores e mulheres que extraem as matérias-primas


Os óleos de Coco e Argan são adquiridos por meio de uma compra socialmente responsável em comunidades em que as matérias-primas são verdadeiras fontes de sustento e vida. Nas Ilhas de Samoa, os agricultores colhem o coco e extraem organicamente o ingrediente. Já o Óleo de Argan passa por um processo artesanal no Marrocos, em que mulheres da cooperativa Targanine colhem os frutos aos pés das Montanhas do Pequeno Atlas.