L’Oréal se compromete a empoderar mulheres na luta contras as mudanças climáticas
Diversidades

A empresa será parceira fundadora da iniciativa global “Women4Climate”

L'Oréal anuncia que se tornará um parceiro fundador da iniciativa global "Women4Climate" para contribuir com o empoderamento das mulheres líderes na luta contra as mudanças climáticas. A notícia foi anunciada hoje durante a conferência de lançamento organizada pela C40 Cities em Nova York, na Universidade Columbia, e chefiada por Anne Hidalgo, a Prefeita de Paris e Presidente da C40.

A L'Oréal será mentora de jovens mulheres que desenvolvem soluções para limitar os impactos das mudanças climáticas em cada cidade da C40 que participa do programa. O Grupo mobilizará mulheres líderes de suas próprias equipes para apoiar futuras líderes e fortalecer suas capacidades de liderança. A L'Oréal apoiará a pesquisa sobre as consequências das mudanças climáticas específicas para o sexo feminino, com a fundação de cátedras em universidades no mundo inteiro. Junto com a C40 Cities, a L’Oréal também contribuirá para selecionar e financiar projetos que respondem a desafios específicos de gênero na luta contra as mudanças climáticas.

“Na L’Oréal, consideramos estratégico nos envolvermos com as prefeitas da C40 para empoderar a próxima geração de líderes mulheres na luta contra as mudanças climáticas. Este compromisso reflete duas grandes orientações da L’Oréal: a igualdade de gêneros e na proteção do clima”, disse Alexandra Palt, Diretora Executiva de Sustentabilidade da L’Oréal.

“As mulheres terão um papel preponderante na liderança contra as mudanças climáticas. É a nossa responsabilidade empoderá-las e apoiá-las.” “O setor privado é um parceiro chave no esforço de empoderar as mulheres e combater as mudanças climáticas. A L’Oréal é a primeira parceira corporativa a apoiar a iniciativa Women4Climate e estou muito feliz com esta cooperação”, declarou Anne Hidalgo, Prefeita de Paris e Presidente da C40.

C40 Cities conecta 90 das maiores cidades do mundo, representando mais de 650 milhões de cidadãos e um quarto da economia global. Criada e liderada por cidades, a C40 tem o objetivo de lidar com as mudanças climáticas e promover ações que reduzem as emissões de gases de efeito estufa e os riscos climáticos, ao mesmo tempo em que aumenta a saúde, o bem-estar e as oportunidades econômicas das populações urbanas. A atual presidente da C40 é a Prefeita de Paris, Anne Hidalgo; e o ex-Prefeito da Cidade de Nova York por três mandatos, Michael R. Bloomberg, é o Presidente do Conselho.

 

Os compromissos de sustentabilidade da L’Oréal

Como a empresa líder em beleza no mundo, a L'Oréal está comprometida com a igualdade de gêneros. As mulheres representam 46% do Conselho e 58% das marcas da L’Oréal são chefiadas por mulheres. As mulheres também têm um papel importante na cadeia de fornecimento da L’Oréal no coração das comunidades que produzem as matérias-primas de origem vegetal usadas pela L’Oréal.

É o caso do fornecimento sustentável de manteiga de shea de Burkina Faso que beneficia 35.000 mulheres, ou o óleo de argan que vem de uma rede de cooperativas estabelecidas no Marrocos com 600 membros. Estes programas já incluem estratégias de adaptação para ajudar estas mulheres a limitar as consequências das mudanças climáticas em sua subsistência e sua renda.  

A L'Oréal também está comprometida com um esforço sistemática para reduzir drasticamente suas emissões de CO2. A L’Oréal reduziu suas emissões de CO2 em 2016 em 67% em termos absolutos desde a base inicial de 2005 enquanto o volume de produção do Grupo aumentou 29%. A L’Oréal confirmou, portanto, a sua capacidade por mais de doze anos, para combinar o crescimento econômico com um firme compromisso com a proteção climática. 

Este desempenho foi reconhecido pela CDP, uma organização independente que mede e avalia as estratégias e realizações das empresas em termos de desenvolvimento sustentável.