Projeto da Loreal que capacita jovens de comunidades carentes forma nova turma
Diversidades

A iniciativa desenvolvida pela L'Oréal Brasil em parceria com a Fundação Iochpe busca qualificar jovens das comunidades do entorno da fábrica São Paulo em situação de vulnerabilidade social e  econômica. As aulas foram ministradas dentro da unidade por colaboradores voluntários para 19 estudantes, que foram certificados como Operadores de Produção da Indústria da Beleza. A próxima turma começa em março. 

"O Programa aproxima a fábrica da comunidade do entorno e agrega valor tangível a esta relação, quando os jovens voltam para casa qualificados e tecnicamente aptos a exercer uma profissão. Isso não só viabiliza a inserção no mercado de trabalho, mas também acelera o crescimento pessoal", pondera Antônio Grandini, Diretor da Fábrica de São Paulo.

 

"Sabemos que é complicado administrar prioridades, mas é fundamental garantir que nossos Educadores possam incluir esta responsabilidade dentro de sua rotina diária, porque ambos os compromissos devem ser atendidos corretamente: com nossa empresa e nossa comunidade. Fazemos parte dela", considera.

 

Paraninfo da turma, o eletricista, Francinaldo Gomes dos Passos, conta que ficou mais comunicativo com o voluntariado. "Ainda sinto um frio na barriga antes das aulas, mas acho muito bom. Se existisse um curso deste tipo quando eu tinha a idade deles, minha vida teria sido diferente. Muitos vão decolar com essa oportunidade que a L'Oréal ofereceu. Todas as grandes empresas deveriam ter uma formação que prepara o jovem para o mercado de trabalho, como essa", reflete.

 

Já o formando Felipe Pereira Machado, diz que sua vida mudou depois que entrou na formação. "Os educadores acreditaram em mim e hoje consigo saber com o que eu quero trabalhar, pensar em cursar uma faculdade. Quando fui selecionado para o estágio pós Academia da Manufatura entendi que entrei no mercado de trabalho da melhor forma possível. Fiquei com um sentimento de trabalho bem feito. Dei o meu melhor e o resultado veio mais rápido do que eu imaginei."