Inovando para um crescimento sustentável: L’Oréal Brasil é destaque no Guia Exame de Sustentabilidade 2017
Grupo L´Oréal

Iniciativas de energia verde garantiram à companhia o destaque de melhor empresa em mudanças climáticas, além de ser considerada referência nacional com os quiosques ecodesign da marca Maybelline NY no principal prêmio que avalia a responsabilidade corporativa das empresas.

L’Oréal Brasil foi destaque em um dos principais prêmios do país que avalia o desempenho das empresas em relação à responsabilidade corporativa: o Guia Exame de Sustentabilidade 2017, divulgado no dia 16 de novembro. A companhia se destacou e, com isso, reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental do país, já em evidência com Sharing Beauty With All (SBWA) - a política sustentável do Grupo. As iniciativas de uso de energia limpa e de etanol que reduziram em 72% a emissão de gás carbônico nas fábricas - ultrapassando a média internacional do Grupo -  promoveram o reconhecimento da L’Oréal como a empresa brasileira número 1 na categoria de Mudanças Climáticas. Já os quiosques de Maybelline NY construídos com madeira certificada e materiais recicláveis se tornaram referência nacional na categoria Bens de Consumo.  

“Nossa ambição é o que faz a diferença. Não queremos apenas executar o nosso programa de sustentabilidade, queremos vivenciá-lo e transformar o nosso negócio. Definitivamente, somos atores de mudança e uma empresa n que se integra com um futuro mais sustentável, responsável e inclusivo”, contou Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil. Essa é a segunda vez que a L’Oréal se destaca como uma referência sustentável pelo guia. Em 2015, a companhia saiu na publicação como ganhadora pelo seu programa de Ética Corporativa.  

Iniciativas e meta de carbono neutro até 2020 fazem L’Oréal Brasil se destacar em prêmio 

Nos últimos dez anos, a companhia conseguiu reduzir em 72% a emissão de gás carbônico nas fábricas e 30% o consumo de energia e a projeção é que até o final de 2018 todas as estruturas no país serão 100% com energia verde em suas operações. Assim como a publicação da Exame destaca, a meta da L’Oréal Brasil é alcançar até 2020 carbono neutro em toda a produção. A conquista como a empresa que mais contribui para a questão das mudanças climáticas, no entanto, é reflexo de um trabalho mais complexo em torno do Sharing Beauty With All 

Gerald Vincent, Diretor de Property, Facilities & EHS da L’Oréal Brasil, conta que, desde 2009, o Grupo L’Oréal desenvolve alternativas nas áreas de Operação para desvincular o crescimento da companhia com a pegada ambiental.  “Podemos ter a ambição de alcançar mais 1 bilhão de consumidores no mundo ao mesmo tempo que reduzimos ano após ano nossas emissões de CO2, consumo de água e geração de resíduos. Esta mesma ambição atinge agora todas áreas da empresa através do programa SBWA. É também uma grande responsabilidade, sobretudo no tema de mudanças climáticas que não pode esperar”, ressaltou. 

Desde que o compromisso de sustentabilidade do Grupo foi apresentado, a L’Oréal Brasil busca ir  além das metas estabelecidas internacionalmente. O uso do Etanol na cadeia de valor, bem como a utilização inteligente de energia e recursos naturais no projeto de construção da Nova Sede e do Novo Centro de Pesquisa e Inovação da empresa no Brasil, são pontos importantes que foram levados em consideração pelo prêmio.  

Quiosques Maybelline NY: um conceito sustentável que será levado para outras marcas  

Com um piso 100% produzido com materiais reciclados e uma construção feita com madeira certificada e logística reversa, os novos quiosques de Maybelline NY conseguiram reduzir em 30% o uso de madeiras. O modelo sustentável do projeto também representa uma economia nos gastos, com um custo de 60% a menos que os modelos antigos. A iniciativa, ainda, gera impacto com o fornecedor Diam International, parceiro na construção dos projetos. Além da maioria dos colaboradores ser composta por moradores da comunidade de Guatupê, no município de São José dos Pinhais (PR). A empresa agora vai implementar painéis solares em sua sede. 

A meta, no entanto, é tornar o modelo de quiosques um padrão para as demais marcas de varejo da Companhia. “É uma grande conquista para nós ter o título de um ponto de venda que estabelece um conceito socioambiental.” assinalou Maya. A partir de 2018, as marcas da Divisão de Produtos Profissionais (Redken, L’Oréal Professionnel e Kérastase) já começam a construção dos novos quiosques baseados em projetos sustentáveis e com menos impacto ao meio ambiente.