Dia dos Pais: colaboradores da L’Oréal Brasil falam sobre experiência da paternidade e iniciativas do Grupo
Grupo L´Oréal

Programa Share&Care, que preza pela qualidade de vida dos colaboradores, traz benefícios para pais e mães da companhia

Dia dos Pais: colaboradores da L’Oréal Brasil falam

Tornar-se pai traz uma série de desafios, como conciliar paternidade e carreira e esses desafios foram algumas das fontes de inspiração do Share&Care, programa internacional que preza pelo bem-estar dos Colaboradores do Grupo L’Oréal. A companhia concede aos pais a possibilidade de ter uma licença-paternidade estendida, com duração de 20 dias. Em lei, a licença prevista é de 5 dias, mas desde 2016, o tempo estendido começou a valer para companhias inscritas no Programa Empresa Cidadã, iniciativa do governo criada em 2008.
Outros benefícios proporcionados pela L’Oréal Brasil incluem o envio de um kit paternidade e o acompanhamento de uma assistente social ao longo da gestação das esposas, mesmo que elas não sejam funcionárias. Elas, assim como as filhas cadastradas como dependentes do plano de saúde, também podem participar do Mães&Pais A Bordo, programa de gestantes oferecido as colaboradoras da Companhia.

“Hoje os pais são mais conscientes do seu papel na vida dos filhos e desejam participar de perto do crescimento deles, então nada mais justo que fornecer mais dias de licença-paternidade”, explica Karina Gonçalves, Analista de Benefícios. “Aqui na L’Oréal buscamos proporcionar benefícios de forma que os colaboradores possam ter um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”.   

A experiência e os benefícios pelos olhares dos pais da L’Oréal Brasil 

Ramon Nogueira: assistência social na descoberta tardia da gravidez

Ramon Nogueira, Analista Pleno de Crédito, e a esposa descobriram que estavam grávidos de Antonela de forma tardia: a gestação já estava em seu oitavo mês. Pai de mais duas meninas - Manuella, de 5 anos e Valentina, de 3 -, ele conta que os benefícios oferecidos pela L’Oréal Brasil fizeram a diferença no nascimento da caçula, principalmente o atendimento de uma assistente social, que instruiu o casal sobre a documentação e os benefícios”. Quando Ramon a conheceu pessoalmente, agradeceu com um abraço. “Foi tudo corrido e ela nos deu toda a assistência necessária. Esse acompanhamento faz com que a gente se sinta assistido, cuidado e confortável”, diz.

Para ele, a licença-paternidade estendida também foi importante para se aproximar mais de sua família e da bebê. “Foram 20 dias em que eu pude ajudar e estar presente com minha família e esposa e dar suporte para nossa filha”, explica. “Como já temos outras duas filhas que estavam de férias, aproveitei muito a família e participei de momentos importantes, como primeiros banhos e manutenção do cordão umbilical”, comemora.

Tobias Ceolin: flexibilidade no dia a dia de trabalho e benefícios estendidos

Enquanto esperava o nascimento do filho, o Gerente de Manufaturas Tobias Ceolin tinha uma preocupação: conciliar a vida profissional, intensa e corrida, com a vida pessoal. “Em Operações, o dia-a-dia das atividades é sempre permeado por imprevistos e, por essa razão, tinha muito receio de que perderia etapas importantes da vida do meu filho”, conta. Mas a flexibilidade de trabalho, o plano de saúde estendido e, principalmente, a licença-paternidade mais longa foram cruciais durante a nova fase. “Ter múltiplas possibilidades de horário e local de trabalho tanto no dia-a-dia, como em emergências, foi importante para ampliar os laços entre pai e filho. Tenho a confirmação de que a empresa, bem como meus líderes e pares, são realmente parceiros tanto para meu crescimento profissional como para meu crescimento pessoal”, conta. 
Além disso, Tobias destaca que a importância da parceria do time: “Encontro na rotina da L’Oréal pessoas sempre prontas para ajudar com conselhos, incentivos e, claro, interesse genuíno no desenvolvimento da minha jornada como pai”, comemora. 

A L’Oréal Brasil, além de oferecer a licença-paternidade estendida e todo o suporte durante a gestação, também tem políticas flex que fazem a diferença e permitem que o novo papai dedique mais tempo ao bebê: o modelo flex work permite que todos os colaboradores trabalhem remotamente uma vez por semana e às sextas-feiras o expediente se encerra mais cedo.