Inovação para as cacheadas e crespas: lançamento de Elseve pensado nas brasileiras leva solução de hidratação
Grupo L´Oréal

Linha Óleo Extraordinário Cachos foi lançada no Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal Brasil e teve a presença das porta-vozes Taís Araújo, Érika Januza, Nathalie Barros e Raissa Santana

Elseve-cachos
A inovação da marca Elseve, de L’Oréal Paris, traz para as consumidoras brasileiras uma nova fórmula destinada ao cuidado de cabelos cacheados a crespos ou em transição capilar: Óleo Extraordinário Cachos. Cerca de 45% das mulheres brasileiras são cacheadas ou crespas e, de acordo com uma pesquisa feita pela marca, elas utilizam 22% mais tratamentos que as mulheres que possuem cabelos lisos, isso porque quanto mais ondulado for o fio, mais cuidados específicos ele necessita. A nova linha de Elseve, que em sua composição possui óleo de coco e um coquetel de seis óleo de flores, veio para atender uma demanda das brasileiras com a hidratação e nutrição dos fios. Todo esse processo foi acompanhado pela atriz e porta-voz de Elseve, Taís Araújo, que contou mais sobre a experiência durante o lançamento oficial, ocorrido em 22 de fevereiro no Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal Brasil. 

As porta-vozes Érika Januza, Nathalie Barros e Raissa Santana, Miss Brasil 2016, também participaram do evento, que apresentou todos os detalhes da linha para jornalistas e influenciadores digitais Para Tais Araújo, o mercado capilar brasileiro sempre teve um lacuna de produtos que fossem destinados para o seu tipo de cabelo e ressalta a atenção de Elseve com as tendências que começavam a surgir: “Eu participei de todos os testes que foram feitos e o tempo todo a equipe de marketing escutou as minhas preocupações com um produto destinado ao meu tipo de cabelo. É muito difícil para nós, crespas, encontrar um produto completo. Com Óleo Extraordinário Cachos, chegamos a um produto que abrange tudo que preciso”, destacou.

Elseve escutou as consumidoras antes de formular Óleo Extraordinário Cachos

A linha Óleo Extraordinário Cachos é composta por shampoo, condicionador, máscara de hidratação, creme de pentear e um óleo - os produtos não possuem ingredientes como parabenos e silicones. Uma pesquisa levantada pela marca mostra que 66% das mulheres nascem com o cacheado a crespo, mas há uma grande diferença entre o tipo de cabelo com o qual uma mulher nasce e a que ela usa ao longo da vida - isso porque no caminho elas decidem utilizar técnicas para diminuir a incidência dos cachos. Mas por outro lado, 72% das mulheres afirmam que seus cabelos estão sem vida ou danificados, já que os fios sofrem agressões diárias, como clima, raios UV, poluição, secagem frequente e uso de chapinha combinado com o uso de tratamentos de alisamento químico. 

“A nova linha atende três grandes tendências observadas por Elseve no mercado brasileiro entre as consumidoras cacheadas e crespas: Óleo de coco, a umectação (tratamento é feito à base de óleos vegetais) como uma aliada na hidratação e nutrição dos fios e os produtos que reforçam os resultados no day after, que era uma preocupação frequente para esse público. Os produtos que entregamos a elas representam a diversidade brasileira”, contou Renata Guberfain, Gerente de Grupo de Produto. 

Na parte de desenvolvimento da fórmula, os cientistas observaram que o óleo de coco oferecia mais maciez, brilho e garantia menos quebra e mais resistência à fibra capilar. “Nossa missão era criar um produto para a brasileira, que costuma reclamar de vários problemas, como fragilidade, ressecamento, pontas duplas, cabelos sem vida e ásperos ao toque”, destacou Anderson Utembergue, Diretor de Pesquisa da Categoria Capilar. 

Influenciadores digitais e porta-vozes de Elseve conhecem laboratórios da L’Oréal Brasil

No evento de lançamento da nova linha de Elseve, os convidados conheceram os laboratórios do Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal Brasil, onde Óleo Extraordinário Cachos foi desenvolvido, avaliado e testado. As porta-vozes, influenciadores e jornalistas viram de perto como funciona o processo de inovação da L’Oréal Brasil, desde a incorporação dos ingredientes que compõem a fórmula até o Laboratório de Metrologia, que estuda as propriedades da fibra capilar e traduz as observações para números - processo que garante que todas as informações que estão no rótulo são verdadeiras. A apresentação demonstrou como o lançamento de Elseve funciona no cabelo e como melhora o aspecto visual e o processo de desembaraço dos fios. 

Por último, a equipe de avaliação expert mostrou duas voluntárias que testaram o produto no mesmo dia. A área faz o mesmo processo com todos os produtos desenvolvidos, por meio de 53 critérios específicos, o que permite avaliar a performance de uma fórmula. Para Josy Ramos, uma das influenciadoras digitais que participaram do evento, ver na prática como o produto age nos fios crespos gerou mais ansiedade ainda para testá-lo: “Eu saio daqui sabendo como o produto foi feito e como foi o caminho para chegarem na fórmula - o que é uma experiência muito incrível. Estou muito ansiosa para testar o produto em casa, porque é difícil ter um produto que atenda todas as necessidades do crespo”.