L’Oréal Brasil leva a inovação para mais perto dos colaboradores
Grupo L´Oréal

976 L’Oréal Brasil leva a inovação para mais perto dos colaboradores

A L’Oréal Brasil criou um evento para inspirar seus colaboradores a pensarem diferente e levarem mais inovação para o dia a dia. Denominado como Innovation Days, o evento apresentou, em uma programação de dois dias, as principais tecnologias disponíveis no mercado e que podem ser testadas na implementação de novos projetos da companhia, como design thinking, blockchain, impressoras 3D e realidade virtual e aumentada. Por meio de palestras e uma feira que apresentava as tecnologias em destaque, a iniciativa engajou os colaboradores a conhecerem mais sobre essas inovações e pensarem fora do contexto da rotina de trabalho. O Innovation Days também foi uma oportunidade da L’Oréal Brasil mostrar o que tem feito dentro da própria empresa, como os modelos de epiderme humana reconstruída em laboratório.


Durante a abertura do evento, An Verhulst-Santos, Presidente da L’Oréal Brasil, ressaltou a importância da Companhia se antecipar às tendências do mercado. “As evoluções tecnológicas que vemos aqui vão transformar nossas vidas de uma forma incrível, mas também o nosso jeito de trabalhar. Na L'Oréal, a inovação está no nosso DNA!”, destacou.


Como o conhecimento do Innovation Days pode ser aplicado no dia a dia de trabalho?


Para Jorge Kodja, Diretor de Consumer & Marketing Insights (CMI), a inovação é um tema que precisa ser abordado com muita frequência nos negócios da L’Oréal, porque as tecnologias se atualizam com muita rapidez: “É fundamental discutirmos como podemos utilizar a inovação de forma contínua. Ela pode ser utilizada no comercial, na logística, nos processos e em várias outras instâncias de trabalho - desde o desenvolvimento de uma fórmula até a forma como comunicamos uma campanha ou comercializamos um produto. O que estamos vendo aqui tem que permear todos os projetos da companhia daqui para frente”.


Palestras mostram como o mundo dos negócios está inovando


O Innovation Days levou aos colaboradores temas que estão em destaque no mercado tecnológico e que podem ser implementados como novas formas de trabalho. Um exemplo foi a palestra sobre design thinking, uma ferramenta que pode ser útil para que a tecnologia existente seja empregada conforme a necessidade das pessoas ou de modo a resolver um problema da sociedade. A apresentação da especialista Clarissa Biolchini destacou como algumas empresas têm investido no design thinking para ouvir mais as demandas do público e criar produtos que vão de encontro a essas necessidades. Ela mostrou que é preciso ouvir os consumidores antes de inovar, pois a inovação anda junto com esse exercício do design.


Na palestra “A Revolução da Computação Cognitiva”, Gil Giardelli, estudioso da cultura digital, apresentou exemplos de novos modelos de negócio a partir da inovação e como as empresas têm se desafiado com as novidades que agora ganham mais destaque no mercado. “A tecnologia é um palco para o mundo da inovação. O principal desafio das grandes empresas é mudar a mentalidade dos colaboradores e dela própria. A L’Oréal está se vestindo de inovação ao trazer esse tema para mais perto das equipes, porque as empresas precisam mudar seu comportamento e se colocarem no espírito de co-criação e colaboração. Mais que isso, precisam entender que errar dentro dos limites da ética é um impulsionador para o crescimento”, destacou.


Na apresentação de Gil Giardelli, os colaboradores também puderam interagir com um robô humanoide. Além destas palestras, a programação mostrou perspectivas sobre outras ferramentas importantes, como BlockChain, Inteligência Artificial e Facebook.