Retrospectiva sustentável: 10 fatos que marcaram o ano de 2017 na L´Oréal Brasil
Grupo L´Oréal

Veja os principais prêmios e projetos que fizeram a diferença no programa Sharing Beauty With All

Inovando para um crescimento sustentável: L’Oréal Brasil é destaque no Guia Exame de Sustentabilidade 2017

Esse ano, a L´Oréal alcançou importantes reconhecimentos pelas iniciativas sustentáveis realizadas em toda a sua operação no Brasil, como o destaque de melhor empresa no Brasil em Mudanças Climáticas pelo Guia Exame de Sustentabilidade e o Green Solution Awards, durante a COP 23. Por outro lado, a L’Oréal impactou a sociedade e seus colaboradores com projetos que buscam espalhar a beleza pelo mundo. As iniciativas, projetos e prêmios são resultado do compromisso sustentável estabelecido com o programa Sharing Beauty With All. Relembre os principais fatos que marcaram o ano e colocaram a L’Oréal Brasil como referência em sustentabilidade!

1 - Economia e reúso de água nas fábricas

Em março deste ano, o conceito de Dry Factory foi implantado para potencializar a economia e reúso de água. A iniciativa global do Grupo prevê 100% de reaproveitamento da água utilizada nas Fábricas, com exceção da que está na composição do produto ou da que tenha entrado em contato direto com Colaboradores, como água para beber e a utilizada em sanitários, torneiras e chuveiros.

2- Workshop de maquiagem para mulheres deficientes visuais

Ainda em março, Maybelline NY promoveu um workshop de maquiagem para deficientes visuais em parceria com a Adeva (Associação de Deficientes Visuais e Amigos), em São Paulo. Com uma aula ministrada pela maquiadora oficial da marca, Juliana Rakoza, 45 mulheres receberam o treinamento. O workshop foi uma extensão do projeto áudio makeup, realizado  em parceria com a associação em 2016 e reforça a nova assinatura global Make it Happen – em português, Faça Acontecer.

3 – Poder da natureza de origem natural

Com 98% dos ingredientes de origens naturais, uma fórmula que atingiu 97% de biodegradabilidade e a proposta de uma experiência consciente para os cabelos, Kérastase lançou a linha Aura Botanica no Brasil em julho. A concepção dos produtos buscava impactar desde as mulheres que extraem o Óleo de Argan nas colinas marroquinas, passando pelos profissionais parceiros, até chegar à consumidora que busca um estilo de vida mais saudável.  

4 - Casa das Belezas: formação profissional para a comunidade

Em setembro de 2017, a L’Oréal Brasil deu início ao projeto Casa das Belezas, uma parceria com a organização social Casa do Menor, em Nova Iguaçu (RJ). A iniciativa deu a oportunidade para 90 pessoas da comunidade se formarem como auxiliares de cabeleireiro. As professoras, capacitadas pelo Instituto L’Oréal, utilizaram os produtos da Niely.

5 – Cidadania e voluntarismo entre os colaboradores

Em mais uma ação do Citizen Day, iniciativa do Grupo L’Oréal para incentivar a cidadania e o trabalho voluntário, mais de 100 colaboradores do Centro de Pesquisa e Inovação reformaram a sede do projeto social Ballet Brasil, na ilha de Bom Jesus, no Rio de Janeiro. A organização recebeu uma reforma no telhado, novos espelhos na sala de dança, uma pintura na parte de fora do local e uma horta comunitária. Além disso, mulheres da região e do Complexo da Maré participaram de um dia de esmaltação e corte e escova na sala de testes do centro de pesquisas montado para experimentar novas fórmulas.

6 - Certificação ISO 50001 de eficiência energética

Em outubro, a fábrica da L’Oréal Brasil em São Paulo recebeu a certificação ISO 50001 de desempenho energético pela redução nos impactos ambientais e emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio de um sistema de otimização de energia. A unidade foi reconhecida por iniciativas como instalação de motores de alto rendimento, troca das lâmpadas pelos modelos de LED e manutenções que avaliam a vibração termográfica dos novos equipamentos.

7 - Prêmio global Green Solution Awards na COP23

Em 15 de novembro, a L’Oréal Brasil foi reconhecida no prêmio internacional Green Solution Awards pelo Jardim Filtrante, um projeto sustentável instalado no novo Centro de Pesquisa e Inovação. A premiação ocorreu na Alemanha, durante a Conferência Mundial do Clima (COP 23). O sistema utiliza plantas depuradoras nativas para tratar águas pluviais e resíduos industriais e sanitários de forma natural e reutiliza os líquidos para irrigação e reuso nos banheiros. A iniciativa já representa uma redução no consumo de água de cerca de 40%. Essa foi a primeira vez que um projeto brasileiro foi reconhecido pelo concurso.

8 - Melhor empresa do Brasil em Mudanças Climáticas pelo Guia Exame de Sustentabilidade

As iniciativas de uso de energia limpa e de etanol que reduziram em 72% a emissão de gás carbônico nas fábricas da L’Oréal Brasil - ultrapassando a média internacional do Grupo -  promoveram o reconhecimento da companhia como a melhor empresa brasileira em Mudanças Climáticas na edição do Guia Exame 2017, divulgado em novembro. A publicação destacou, ainda, o projeto dos quiosques sustentáveis de Maybelline NY, construídos com madeira certificada e materiais recicláveis, que colocaram a L’Oréal como referência na categoria de ecodesign.

9 - Cabeleireiros Contra Aids: Salão Solidário para a Sociedade Viva Cazuza

 

Em uma campanha inspirada no Dia Mundial de Luta Contra Aids, a L’Oréal promoveu em 29 de novembro a iniciativa Cabeleireiros Contra Aids, um projeto do programa Salão Solidário. Cerca de 90 profissionais renomados atenderam 325 pessoas com os serviços de cortes, escovas, tratamentos capilares e barbearia. A campanha arrecadou R$28 mil, valor que será 100% revertido para a Sociedade Viva Cazuza, organização que presta assistência a crianças e adolescentes portadoras do vírus HIV/Aids.

10 - Líder mundial em sustentabilidade na premiação CDP Europe Awards

Pelo segundo ano, o Grupo L’Oréal foi reconhecido mundialmente ao receber nota A para as três categorias na premiação CDP Europe Awards, que ocorreu em Bruxelas. A classificação AAA destacou a companhia como líder em sustentabilidade pelas iniciativas mundiais de redução de emissões de carbono, otimização de gestão da água e ações para lidar com o desmatamento em sua cadeia de suprimento.  No Brasil, as ações inspiradas no compromisso de sustentabilidade, como redução de emissões de CO2 nas fábricas, diminuição de consumo de água e o compromisso de zero desflorestação, estão alinhadas à visão global.