Mês do Orgulho LGBT+: L’Oréal Brasil adere aos 10 compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+
Grupo L´Oréal

Conheça as iniciativas para promover ambiente de trabalho mais inclusivo 

Mês do Orgulho LGBT+
Para marcar o Dia Internacional do Orgulho Gay, comemorado em 28 de junho, a L’Oréal Brasil aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, organização que, desde 2013, reúne mais de 50 empresas brasileiras de diferentes setores para a promoção e o respeito de direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A L’Oréal Brasil fez a adesão aos 10 compromissos para incentivar um espaço de trabalho mais inclusivo e  ao mesmo tempo engajar outras empresas e a sociedade no tema. 

Os “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBT+” expressam o entendimento sobre o papel das empresas e oferecem uma agenda de trabalho para favorecer a identificação da situação atual da empresa e a elaboração do plano de ação para chegar na situação desejada. “A adesão ao fórum está diretamente relacionada às prioridades do Programa de Diversidade em trabalhar a cultura de inclusão na L’Oréal e pluralidade dos times”, ressaltou Ana Abdalah, Analista de RH e responsável pelo programa de diversidade, o L’Oréal Plural.

Um dos compromissos da Carta de Adesão fala sobre promover um ambiente seguro e respeitoso, com igualdade de oportunidades nos processos seletivos e a garantia do respeito aos direitos LGBT+ na criação de campanhas e produtos. 

De forma inovadora, a L’Oréal convidou os próprios funcionários para apresentar os 10 compromissos assumidos. Clique aqui para ver.

Como parte da celebração, a L’Oréal realizou no dia 28 de junho uma “mini Parada Gay” em todas as unidades da Companhia. Todos os colaboradores receberam um cordão de crachá personalizado com as cores do arco-íris representadas na bandeira LGBT+, que simboliza esse compromisso. 

Iniciativas para combate à discriminação

O Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ já possui 56 empresas signatárias. A programação do Mês do Orgulho LGBT+ levou uma palestra com Reinaldo Bulgareli, Secretário Executivo do Fórum, levou aos colaboradores da Sede e Centro de Pesquisa e Inovação, no Rio, uma perspectiva das dificuldades ainda sofridas no mercado de trabalho. Para ele, a entrada da L’Oréal Brasil nesse compromisso representa coragem para se posicionar sobre o tema. “Afirmar esses direitos no ambiente empresarial é mostrar que as marcas não estão compactuando com a discriminação. A L’Oréal já tem uma cultura que se aproxima desses compromissos”, ressaltou. Para Robson Matias, Estagiário de Marketing de Redken, trazer esse assunto para a rotina dos colaboradores fará com que o tema seja tratado com mais naturalidade. “Ainda temos muito espaço para conquistar na sociedade em geral, mas a adesão ao Fórum mostra que a empresa está comprometida a fazer isso acontecer”. 

Já no time de Operações na Fábrica de SP, a palestra “Diversidade no Mercado de Trabalho” reuniu os colaboradores em um debate com Reinaldo Bulgarelli e Maitê Schneider, fundadora do projeto Transempregos. Para Annelize Lopes, Coordenadora de Processos, o conteúdo pode ser aplicado no dia a dia: “Foi muito bom ver que todos os assuntos abordados durante as palestras se estenderam para mesa do almoço, na hora do café e com certeza se estenderam também até as casas de cada um de nós”.

Criação de grupos de afinidade para discutir temas de diversidade

Um dos compromissos assumidos com a adesão ao Fórum que já está sendo colocado em prática é a criação diferentes grupos de afinidade para que os colaboradores proponham projetos de promoção a diversidade em temas como LGBT+, racial, étnico, gênero e pessoas com deficiência. “Como parte do Calendário de Diversidade da L’Oréal, estamos cada vez mais proporcionando momentos de discussão e trazendo conteúdo sobre diferentes temas de Diversidade, contando com a participação e engajamento de nossos colaboradores”, explicou Ana Abdalah.