Biodiversidade como fonte de inovação: descubra 7 ativos naturais presentes nos produtos da L’Oréal Brasil
Grupo L´Oréal

No Dia Internacional da Biodiversidade, veja como a Companhia coopera para a preservação da biodiversidade do Brasil e do mundo e empodera os produtores locais que cultivam os ingredientes

Biodiversidade como fonte de inovação: descubra 7 ativos naturais presentes nos produtos da L’Oréal Brasil

Respeitar a biodiversidade é uma das prioridades da L’Oréal e sua conservação é fundamental para reduzir os efeitos das Mudanças Climáticas e promover o Protagonismo Social das comunidades por meio da inclusão social e desenvolvimento econômico. Nesta terça, 22 de maio, é o Dia Internacional da Biodiversidade e no Brasil, país em que está presente cerca de 20% da biodiversidade do planeta, o compromisso em obter ingredientes naturais de maneira sustentável e que contribuam com a conservação das florestas é ainda mais importante. A Companhia também trabalha junto aos fornecedores diretos para empoderar produtores locais e agregar valor às matérias-primas por meio do Solidarity Sourcing. A iniciativa, que ajuda no desenvolvimento de associações e cooperativas com investimento em equipamentos e melhoria das condições de trabalho, já impactou mais de 400 famílias no Brasil, que retiram seu sustento da comercialização de insumos da biodiversidade extraídos de maneira sustentável, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Para promover a inovação sustentável, o Grupo investe na redução da pegada ambiental na formulação de produtos e na aquisição de matérias-primas de maneira mais sustentável, ao mesmo tempo que trabalha na otimização das embalagens e compromete-se com o desmatamento zero em todas as etapas de produção. “Consideramos a biodiversidade brasileira uma fonte de inovação e um recurso que precisamos preservar. Com o Sharing Beauty With All, nosso compromisso de sustentabilidade, o nosso objetivo de Mudanças Climáticas tem a biodiversidade como estratégica porque permite manter a floresta em pé. Já com o Protagonismo Social, damos apoio às comunidades que cultivam esses ingredientes. O Brasil tem uma biodiversidade única e todas as empresas que estão no país precisam exercer o seu papel para preservá-la”, destacou Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil.

O Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Brasil, no Rio de Janeiro,  segue estudando novos extratos, por suas atividades biológicas - antioxidante, regeneração da pele, anti inflamatórios, clareadores etc - que possam ser uma fonte no desenvolvimento de novas tecnologias de produtos.

Sete matérias-primas naturais utilizadas pela L’Oréal Brasil:

1 -Óleo de Babaçu

O óleo de babaçu, utilizado na linha Elséve 4D, tem uma composição muito próxima ao óleo de coco e vem da Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativista de Lago do Junco, no Maranhão. “ A coleta do óleo de babaçu e obtenção da amêndoa, de onde é extraído o óleo, é feita majoritariamente por mulheres, que são consideradas as guardiãs dessa palmeira muito importante para a economia do Maranhão”, destacou Fabiana Munhoz, Gerente de Pesquisa Avançada da L’Oréal Brasil.

2- Manteiga de Cupuaçu

Cultivado em sistemas agroflorestais (replantio de áreas desmatadas) pela Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Agricultura Familiar da Comunidade Santa Luzia, no Pará, a Manteiga de Cupuaçu tem alto poder umectante e hidratante. Os produtores receberam auxílio para a renovação da fábrica de extração da polpa, que permitirá diversificar a fonte de renda das polpas congeladas.

3 - Óleo de Pracaxi

Rico em ácido behênico e com grande propriedade condicionante, o óleo de pracaxi é utilizado em produtos como o Kérastase Elixir Ultime. Vindo da Ilha de Marajó, no Pará, a L’Oréal ofereceu apoio aos produtores locais com a construção da sede da Cooperativa dos Coletores de Sementes e Frutos, Pescadores e Agricultores do Distrito de Curumum, além da instalação de painel solar para a manutenção do posto de saúde local e de um secador solar para sementes.

4 - Camu-Camu

Nativa da Amazônia, o Camu-Camu é a segunda maior fonte de vitamina C conhecida no Brasil e seu extrato é utilizado na fórmula de Vichy Ideal Soleil Toque Seco Anti idade SPF 50. Sua composição é fonte de antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento.

5 - Manteiga de Karité

Utilizada na linha Diva de Cachos, de Niely, a Manteiga de Karité é extraída em Burkina-Faso, na África. “A L’Oréal contribuiu com a melhoria nas condições de trabalho e aumento da rentabilidade de 24 mil mulheres trabalhando na cadeia da manteiga de karité, além de reduzir a emissão de CO2”, ressaltou Fabiana.

6 - Manteiga de Murumuru

Proveniente do Pará, o Murumuru, colhido por meio de extrativismo, vem da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares dos Caetés. Por meio do Solidarity Sourcing, a L’Oréal contribuiu na instalação de um secador de sementes industrial e um equipamento para quebrar as sementes, além de promover a capacitação profissional da comunidade.

7 - Óleo de Coco

Presente na linha Elseve Óleo Extraordinário Cachos, lançado no Brasil em fevereiro deste ano, o Óleo de Coco é rico em ácido láurico, um composto que penetra na fibra capilar e proporciona hidratação, nutrição e força aos fios.