Como a L’Oréal está formando seus colaboradores com treinamentos para atuarem no digital?
Grupo L´Oréal

Companhia oferece uma gama de cursos que fazem parte do plano de desenvolvimento dos times de digital, com conteúdos ligados a temas digitais

Como a L’Oréal está formando seus colaboradores com treinamentos para atuarem no digital?

A ascensão do digital mudou a forma de comunicação de uma empresa com o seu público e também se tornou uma das prioridades dentro das estratégias de um negócio. O Grupo L’Oréal tem investido, sobretudo, na formação de seus colaboradores em temas que podem contribuir para chegar a estes resultados. Por meio de uma plataforma interna de treinamentos, a L’Oréal oferece uma gama de cursos que fazem parte do plano de desenvolvimento dos times de digital, com conteúdos ligados a temas como marketing digital, e-commerce, direct marketing, além de redes sociais e ferramentas onlines. Por ser online, o acesso permite que os cursos sejam feitos no momento mais conveniente para cada um.

Natalia Knupp, Gerente de Treinamento da L’Oréal Brasil, destaca que a companhia passa um processo de transformação que veio junto com o crescimento do digital: “De um tempo para cá, começaram a surgir mídias diferentes de tudo que já fizemos na nossa história, então tivemos que passar por um adaptação cultural da empresa e dos próprios líderes. A formação foi o caminho que encontramos para se chegar a isso”.

Estratégia global de treinamentos busca resultados para todo o negócio

O Grupo L’Oréal possui uma estratégia global de treinamentos denominado Digital Upskilling, que é um programa de e-learning sobre digital dentro das estratégias do negócio. Desde 2016, todos os colaboradores dos times de marketing e comunicação participam de uma iniciativa de formação. Os cursos passam por adaptações à realidade de cada país e necessidade do negócio.

A área de Learning global tem investido em treinamentos mais personalizados para cada colaborador. “Trabalhar com jovens e o tema digital é muito desafiador para nós. Tivemos que nos adaptar à nova geração e aos comportamentos digitais. Por isso, as aulas precisam ser mais dinâmicas e interativas para prender a atenção de todos”, conta. A companhia também teve que trazer um conteúdo digital que impactasse os colaboradores de níveis sênior. “Era muito importante para nós que conseguíssemos abranger em um treinamento todo o nosso público interno. Com os treinamentos, já observamos uma evolução de mindset”, explicou Natalia.

Como funcionam os treinamentos?

A primeira etapa da trilha de treinamento digital é o Essential of Digital Marketing, um curso com dez módulos e cerca de 3h de duração que apresenta a estratégia global da L’Oréal para o digital e explica o conceito de alguns temas de marketing digital, com o objetivo de nivelar o conhecimento de todos os colaboradores. Em seguida, todos passam por um teste chamado Digital Marketing 1, que contempla seis grandes temas digitais. A partir do resultado, o colaborador recebe um novo treinamento personalizado de acordo com o assunto que teve menor pontuação e merece mais atenção, como Social Media ou Search Engine Optimization (estratégias para otimizar conteúdos e aumentar acessos para um site ou página).

A partir dos resultados da avaliação, os colaboradores vão para um nível mais avançado de treinamento. Para cada tema de digital, há um módulo explicativo e mais específico, com duração de pelo menos dois dias, que funciona como uma imersão no assunto. A trilha de conhecimento em digital também contempla alguns treinamentos presenciais. O Activation Workshop , por exemplo, é um curso mais aprofundado sobre os temas digitais em formato de game: os colaboradores produzem anúncios de um produto, que passam por avaliações de engajamento e impressões. Além disso, eventualmente há treinamentos sobre ferramentas digitais com parceiros como o Google e o Facebook.