10 anos do Dia da Ética: entenda como os valores éticos direcionam o negócio da L’Oréal Brasil
Grupo L´Oréal

“Os 10 anos significa a demonstração de que temos o compromisso de incluir a ética em todas as nossas decisões”, diz Rosmari Capra-Sales

 

10 anos do Dia da Ética: entenda como os valores
Em 2018, a L’Oréal Brasil celebra 10 anos do Dia da Ética. Guiados pelos princípios de  transparência, integridade, respeito e coragem, a empresa direciona todas suas decisões e relacionamentos de negócio com base no pilar ético. Para Rosmari Capra-Sales, Diretora de Ética, a celebração de 10 anos representa que esse compromisso se tornou parte do DNA de todo o trabalho da L’Oréal Brasil e no mundo, e que a Ética se constrói em um processo de constante amadurecimento e novas percepções. Na entrevista abaixo, ela fala sobre os desafios dos últimos anos, a importância do Código de Ética para direcionar os colaboradores, o papel dos líderes nessa consolidação e como os princípios éticos contribuem para o crescimento sustentável do nosso negócio.

O que representa a celebração dos 10 anos de Ética na L’Oréal Brasil? 
 

Representa a decisão da Companhia de constituir a Ética como um pilar de negócio. Estamos determinados a mantê-la dentro do calendário de ações e da rotina dos nossos colaboradores. Os 10 anos significa a demonstração de que temos o compromisso de incluir a ética em todas as nossas decisões.
 
Quais foram os principais desafios desse período? 
 
A Ética é um processo! Nós não temos a mesma consciência de 10 anos atrás, estamos amadurecendo e crescendo em termos de compreender qual a nossa missão e como é a construção de uma cultura ética. Temos constante reforço de políticas que certificam os nossos princípios, porque a ética é aprimorada gradativamente. A gente caminha na mesma visão, mas sempre buscando fixar essa cultura no nosso negócio. 
 
Como é a L’Oréal de 10 anos atrás e a L’Oréal de hoje em relação à Ética? 
 
Estamos sempre aprimorando a ética no nosso dia a dia. Existiam práticas utilizadas que refletimos e entendemos, posteriormente, que não poderiam mais ser exercidas. Não há uma lei que nos faça obedecer, mas há o entendimento que, para se alinhar aos princípios éticos, precisamos mudar nossas práticas. A L’Oréal de 10 anos atrás e agora tem que constantemente se ajustar e aprimorar as práticas éticas.
 
O que é o Dia da Ética para a L'Oréal? 
 
O Dia da Ética é muito importante porque é um símbolo. Representa que entendemos que esse valor é importante para todas as nossas decisões e relacionamentos. É um momento de reflexão, já que todos paramos para pensar e conversar sobre questões relacionadas ao tema no nosso ambiente de trabalho. 
 
Como o Código de Ética ajuda a consolidar o tema no negócio da L'Oréal? 
 
O Código de Ética é o nosso manual. É lá que encontramos diretrizes para as relações de negócio e onde podemos buscar direcionamentos sobre o que fazer ou não, o que aceitável ou não, quais são os assuntos éticos passíveis de reflexão, entre outros. Então, o código de ética é nossa referência para que tenhamos consciência sobre todas as nossas ações.
 
O que você percebe de evolução no engajamento dos colaboradores com a Ética? 
 
A população L’Oréal é jovem e essa nova geração busca propósito de forma intensa em tudo que faz, sobretudo no trabalho. Dentro desse raciocínio, eles percebem que a ética faz parte da empresa e o engajamento torna-se ainda melhor. Hoje, a ética é um fator de reputação muito forte. Para o colaborador, uma empresa que tem a ética como um pilar de negócio faz com que ele se sinta muito mais à vontade de ser parte. A evolução do engajamento é notável, porque as pessoas percebem a ética no seu dia a dia.
 
Qual o papel dos canais de ética? 
 
Não somos perfeitos, sabemos disso. Por isso, não podemos ser alheios a questões ou problemas éticos. Para isso, damos a oportunidade para que nossos colaboradores revelem questões, problemas ou situações em que a ética não foi totalmente seguida por outras pessoas. Os canais servem para que haja conhecimento dessas situações e para que possamos promover o processo de investigação e conduzir a apuração dos fatos de forma justa. Assim, evitamos ter um ambiente contaminado por ações de pessoas que não entenderam quais são as regras éticas da empresa. 
 
Como que a Ética contribuiu para o crescimento do negócio da L’Oréal Brasil?
 
A ética traz a confiança no relacionamento da L’Oréal Brasil com os seus stakeholders. Essa característica contribui para o nosso crescimento sustentável a longo prazo, permanecendo atuantes no nosso negócio por muitos anos. Nossos princípios éticos constroem o ambiente de confiança e alta reputação da empresa.