Mês da Ética na L’Oréal Brasil: veja como a Ética é um pilar do nosso negócio
Grupo L´Oréal

Durante todo o mês de outubro serão promovidas reflexões sobre o papel de cada um na consolidação de uma organização guiada pela ética

Abertura mês da Ética
Há 10 anos, a L’Oréal dedica um dia no ano para conversar sobre a importância da Ética para o negócio. Para celebrar o 10º ano, durante todo o mês de outubro serão promovidas reflexões sobre o papel de cada um na consolidação de uma L’Oréal cada vez mais guiada pela ética. A abertura, que ocorreu no primeiro dia do mês, contou com uma palestra sobre Liderança Ética com o professor José Mauro Gonçalves Nunes, das universidades FGV e UERJ, e convidou todos os colaboradores a participarem da programação dedicada ao tema: os bate-papos com Jean-Paul Agon, CEO do Grupo, e An Verhulst-Santos, presidente da Companhia no Brasil - uma oportunidade para os colaboradores fazerem perguntas ligadas ao tema; e mesas-redondas sobre diferentes pontos de vistas sobre a ética aplicada no trabalho.

Em seu discurso na abertura, nossa presidente An Verhulst-Santos destacou que nos últimos 10 anos a L’Oréal deu importantes passos para a implementação de uma cultura ética: “Nossa intenção neste mês é fazer uma profunda conscientização sobre como a ética está presente em tudo que fazemos dentro da L’Oréal. Todos nós somos protagonistas para o fortalecimento dessa cultura na nossa empresa!”, refletiu. 

Dia da Ética é tradição na L’Oréal

Na L’Oréal, a Ética é fortalecida todos os dias entre os colaboradores como um direcionador nas relações de negócio. Rosmari Capra-Sales, Diretora de Ética, ressalta que a reflexão sobre o tema passou a ser uma tradição na Companhia nos últimos 10 anos. “A Ética serve como um guia para o negócio, um pilar para o sucesso de tudo que fazemos. Neste aniversário, queremos demonstrar aos nossos colaboradores esse caminho e visão para mantermos essa cultura entre nós”, ressaltou. 

Durante a palestra, em formato TED, José Mauro fez uma breve explicação da diferença entre ética e moral aplicada em um negócio e refletiu sobre como os princípios de respeito apontam para um mundo melhor e mais justo. “Eu acho extremamente importante a iniciativa da L’Oréal, porque os princípios éticos guiam a ação dos colaboradores, inspiram e promovem uma visão de futuro da empresa”.

Mesas-redondas levarão conhecimento e aplicação da ética no dia a dia

Para fechar o mês, os colaboradores participarão de diferentes debates sobre Ética de pontos de vista filosófico e de mercado. Segundo Rosmari, as mesas-redondas vão aprofundar os conceitos de ética e moral, além de trazer exemplos de como outras empresas estão aplicando esses valores em seus negócios. Por último, será mostrado como a Ética gera valor para uma empresa que se baseia neste pilar: “Queremos mostrar como é a construção de ativos intangíveis. A confiança, por exemplo, é um ativo intangível que prospera o negócio à medida que podemos confiar um nos outros no nosso ambiente de trabalho”, explicou.