L'Oréal Brasil promove Semana de Sustentabilidade e leva debates sobre mudanças climáticas e protagonismo social
Grupo L´Oréal

Programação destacou as nossas iniciativas e instigou debates sobre temas como consumo consciente, economia circular, mudanças climáticas, biodiversidade e bem-estar

Semana de sustentabilidade
A Semana da Sustentabilidade da L’Oréal Brasil foi uma oportunidade de mobilizar todos os colaboradores com nosso compromisso como líder internacional no mercado de beleza em ser um agente de mudanças impactando positivamente a sociedade. Tivemos uma programação que ressaltou os pilares do Sharing Beauty With All (SBWA), a política sustentável do Grupo, e compartilhou as nossas iniciativas e resultados sobre Protagonismo Social e Mudanças Climáticas. As ações foram pensadas com o objetivo de conectar nossos colaboradores, elevar a conscientização deles sobre a sustentabilidade, o consumo consciente e promover a mudança de hábitos no dia a dia.

Entre os dias 17 e 21 de setembro, promovemos reflexões, debates e ações para engajar e transformar a mentalidade de todos sobre o temas de mudanças climáticas, economia circular, biodiversidade, consumo consciente e bem-estar com palestrantes experts, como a FIRJAN, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto AKATU, Nissan e uma representante de nossa comunidade de babaçu da Amazônia. Além disso, os colaboradores tiveram a oportunidade de dedicar atenção para causas sociais, contribuindo para o Exército da Salvação (organização que ajuda famílias carentes com doações), e comprando os produtos naturais da Maré de Sabores, da Redes da Maré, projeto que oferece cursos de gastronomia para mulheres da comunidade. Os colaboradores também puderam assistir um filme sobre preservação da floresta amazônica em realidade virtual disponibilizado pelos parceiros da Conservation International. 

Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil, viu a mobilização de todos com as atividades: “Foi um grande sucesso com centenas de participantes e mais de 1900 peças doadas,. Vi colaboradores de todas as áreas e divisões entrarem nos debates de sustentabilidade, repensarem suas formas de trabalho e praticarem a cidadania. Conseguimos tornar o SBWA mais concreto para eles de forma que vai transformá-los como pessoas e profissionais”, declarou. “É muito estratégico para nós engajar nossos colaboradores nesse tema. A L’Oréal tem um papel muito importante no Brasil de conscientizar nossos consumidores e ser cada dia mas ativa no assunto de mudanças climáticas e protagonismo social com nossa comunidade”.

Colaboradores engajados 

Na Semana da Sustentabilidade, nossos colaboradores se engajaram nas atividades e tiveram a visibilidade de como atitudes do dia a dia impactam a sociedade. Camila Rodrigues, Analista de Compras, por exemplo, conseguiu calcular em uma ferramenta disponibilizada durante a semana quanto deixou de emitir CO2 trocando o carro pelo transporte público: “Eu fiquei impressionada com o resultado, me fez refletir o quanto uma simples mudança na minha rotina gera economia para o planeta”.

Já para Andrea Curcio, Gerente de RH Comercial da Divisão de Produtos de Grande Público, a programação foi uma oportunidade de envolver os familiares na mobilização de exercer a economia circular. “Foi muito gratificante fazer a doação de roupas, calçados e livros da minha filha para o Exército da Salvação. Me impactou bastante o ato de doar aquilo que não usamos mais para pessoas que precisam”, contou.

Palestras levam conhecimento e reflexão 

A programação do evento buscou levar pluralidade de assuntos que promovessem a reflexão sobre como mudar atitudes e impactar o planeta. Em uma das palestras, o Instituto Akatu compartilhou medidas para tornar o consumo mais consciente. Para Sílvia Sá, consultora da organização, a iniciativa da Semana de Sustentabilidade é uma forma dos colaboradores entenderem seu papel na sociedade: “É muito importante a L’Oréal engajar seus colaboradores porque é em eventos assim que eles podem ficar mais inteirados do que a empresa está fazendo em sustentabilidade de uma maneira mais informal, ou seja, debatendo, conversando com as pessoas do time e entendendo as iniciativas que existem no mercado”. 

Camila Storel, Diretora de Embalagens, assistiu a palestra do Akatu e acredita que a educação dos colaboradores é uma forma de conectar todos no objetivo de ser mais sustentável. “Na minha área, esse tipo de conhecimento é muito importante porque um dos indicadores que temos é criar packs mais sustentáveis para os lançamentos. Isso nos dá base para o trabalho de buscar novas alternativas e viabilizar fontes recicláveis e biodegradáveis em um custo que também seja sustentável para a organização”, destacou.