Your title

Your description

L’Oréal reduz em 50% emissões de CO2 de sua produção no mundo
• Grupo revela primeiros resultados do programa “Sharing Beauty with All” (Compartilhando a Beleza com Todos) e valoriza iniciativas brasileiras

• No Brasil, meta global de redução de CO² prevista para 2020 já foi ultrapassada

 
Um ano após o lançamento do programa de desenvolvimento sustentável “Sharing Beauty will All” (em português, Compartilhando a Beleza com Todos), com objetivos ambiciosos e quantificados, a L’Oréal divulga ao mercado os primeiros progressos do compromisso e valoriza iniciativas brasileiras.

documento mostra os avanços e os pontos em que a L’Oréal precisa continuar concentrando seus esforços.

Destaques do Grupo e da L’Oréal Brasil

• Redução das emissões de CO² da produção do Grupo de 50% em termos absolutos, em relação a um cenário base de 2005.

A meta de redução em 60% até 2020 já foi ultrapassada no Brasil. Hoje, a redução na emissão de CO² nas duas fábricas e nos Centros de Distribuição é de 65% (2014). Uma das iniciativas para alcançar esse índice é o projeto “Caldeira Flex”, tecnologia utilizada na fabricação de cosméticos que transforma o etanol da cana-de-açúcar em fonte de energia para a produção de vapor, uma alternativa ao gás natural, sem emissão de CO².


• 67% dos novos produtos analisados pelo Grupo têm um perfil ambiental ou social melhorado.

Um dos projetos de destaque no Brasil é a parceria com cooperativas para a extração de matérias-primas da nossa biodiversidade, como murumuru, pracaxi e babaçu, através de uma plataforma de sourcing responsável. O primeiro produto lançado pela L’Oréal com ativo da biodiversidade brasileira foi a linha Absolut Control, de L’Oréal Professionnel, enriquecido com o óleo da semente de murumuru, em 2013.

Outros ativos da flora brasileira encontrados em produtos da L’Oréal no Brasil são o óleo de semente de pracaxi (Kérastase Oil-Relax Slim) e o óleo de babaçu (Biolage Advanced Control Total, Matrix). Feita com ativo natural e sustentável extraído das sementes de uma palmeira Brasileira, o babaçu é colhido por mulheres e comunidades no Maranhão. The Body Shop iniciou a parceria com a cooperativa local em 1995 e desde 2014 o óleo é utilizado em outras marcas do Grupo no Brasil.

• 54.000 empregos criados para pessoas de comunidades carentes em dificuldade social ou financeira pelo mundo.

O projeto de Microdistribuidores incentiva o empreendedorismo e o negócio em salões de beleza em regiões carentes do país. O projeto é uma oportunidade de geração de renda e inclusão social, estimulando o crescimento do mercado de beleza e a melhor formação de cabeleireiros dentro de comunidades desprivilegiadas.
 
Alexandra Palt, Diretora Executiva de Sustentabilidade do Grupo L’Oréal, explica que a redução em 50% das emissões de CO² foi conseguida ao mesmo tempo em que a produção aumentou 22% no mesmo período. “Este resultado prova que o desempenho e a responsabilidade podem andar juntos“, afirma.

Fornecimento responsável de ativos da biodiversidade e reuso da água destacam o Brasil

No primeiro relatório de sustentabilidade lançado pelo Grupo L’Oréal para o programa “Sharing Beauty With All”, o Brasil é destaque entre os 130 países onde a empresa atua com dois projetos que vêm contribuindo com os pilares Inovação e Produção Sustentáveis.

O país, com quase um terço das espécies vegetais do mundo, é fonte de matérias-primas renováveis para a L’Oréal Brasil, como o óleo de babaçu e a manteiga de murumuru, na formulação de novos produtos.

Para assegurar o fornecimento responsável desses ativos, foi estabelecida uma nova forma de parceria com comunidades locais, garantindo a coleta sustentável. A partir de um modelo de contrato com os fornecedores de murumuru, a L’Oréal apoia centenas de famílias da região de Bragança, no Pará. Em 2014, a empresa também ampliou sua parceria com uma cooperativa que emprega mulheres colhedoras de sementes de babaçu, beneficiando 800 famílias da região do Lago do Junco, no Maranhão. A ambição é aumentar o volume de compra desses ingredientes ativos da biodiversidade brasileira e ainda contribuir de forma mais relevante para aumentar os ganhos e a qualidade de vida das comunidades envolvidas no fornecimento dessas matérias-primas.

Outro projeto brasileiro que aparece como best practise no relatório do Grupo é o de reuso de água na produção fabril. A fábrica de São Paulo obteve destaque no documento por seu comprometimento na redução da quantidade de água consumida pelo processo de lavagem dos equipamentos, sem que isso interfira no cumprimento dos padrões de qualidade existentes. O sistema adotado, chamado “Último Enxague, Primeira Descarga” diminuiu o consumo de água da planta na ordem de 8%, o que significa quase 9.500 m3 de água potável economizadas somente em 2014.

Para mais detalhes, leia o Relatório completo aqui.

Sharing Beauty With All

Lançado por Jean-Paul Agon em 23 de outubro de 2013, o programa “Sharing Beauty with All” foca em quatro áreas de compromisso para a L'Oréal, completamente integradas em sua cadeia de valor:

• Inovação sustentável, para reduzir a pegada ambiental de seus produtos e fórmulas;
• Produção sustentável, para reduzir as emissões de gás de efeito estufa, o consumo de água e a geração de lixo;
• Comportamento de consumidores, para que sejam mais bem informados e conscientizados dos impactos ambientais;
• Compartilhar o crescimento com os colaboradores, os fornecedores e as comunidades.

O programa tem uma visão clara de onde a empresa quer estar em cinco anos, assim como as metas que precisa atingir para chegar lá, em quatro pilares (inovar, produzir, viver e desenvolver de forma sustentável).

A L’Oréal tem o compromisso de apresentar um relatório anual com os indicadores-chave de desempenho que quantificam o seu progresso em desenvolvimento sustentável como parte de seu ambicioso programa “Sharing Beauty with All” para 2020.

Clique aqui para saber mais sobre o programa.