Aproximação com os rituais de beleza

Como é a rotina diária de beleza e de cuidados com a pele entre homens e mulheres no mundo inteiro? Graças à geocosmética, a L'Oréal observa e analisa os rituais e cuidados de beleza em todos os continentes para criar os produtos inovadores do futuro.

Quantos minutos uma chinesa dedica aos seus rituais de beleza matinais? Como são lavados os cabelos em Bangkok? Quantas camadas as japonesas ou as francesas passam ao aplicar a máscara nos cílios? Estes cuidados de beleza, repetidos milhares de vezes, são herdados culturalmente. Passados adiante por conta de tradições, influenciados pelo clima e pelas condições de vida locais, todos buscam um conceito ideal de beleza que varia de país a país e de um continente a outro. Eles oferecem uma fonte incrivelmente rica de informações para a Pesquisa na L’Oréal.

BANHEIROS DE PESQUISA


Para aproveitar esta riqueza de informações como uma verdadeira fonte de inspiração, a L'Oréal desenvolveu, ao longo dos anos, a Geocosmética. Esta metologia de pesquisa é baseada na observação do consumidor no ambiente onde este realiza seus rituais de beleza. Para isso, os principais centros de avaliação da L’Oréal no mundo dispõem de "banheiros de pesquisa“, equipados com câmeras que permitem estudar o comportamento do consumidor. Além disso, esta pesquisa é complementada com visitas às casas dos consumidores para uma análise mais aprofundada de suas rotinas.

Inovações adaptadas a práticas reais


Esta observação sistemática oferece informações muito precisas sobre os rituais de higiene e beleza, mas também sobre condições de uso de produtos, e sobre restrições locais (por exemplo, a umidade, temperaturas quentes ou frias). Analisados por psicólogos e etnólogos, estes dados alimentam a criatividade das equipes de Pesquisa & Inovação que criam produtos adaptados às necessidades locais. Por exemplo, eles oferecem máscaras para cílios com uma textura leve para o mercado japonês (algumas japonesas aplicam o pincel nos cílios até cem vezes), base com uma cobertura leve e que seja duradoura em países com clima quente ou úmido, ou fórmulas que absorvem o sebo e o suor para tipos de pele que apresentam brilho (China, Índia, África).

VARIAÇÕES CHINESAS


Beauty treatment by a Chinese woman

Considerando o tamanho da China, os rituais de beleza variam de norte a sul do país. Eles também podem variar com as estações e as características da alimentação das pessoas (doce, salgada, condimentada, etc.). Os hábitos dos consumidores podem variar significativamente dependendo das estações: as mulheres em Pequim mudam de produtos e de texturas de cremes para a pele no verão (quente e úmido) e no inverno (seco e frio) e lavam os cabelos com mais frequência no verão do que no inverno.

Em alguns salões de beleza, o shampoo é aplicado com uma massagem que pode durar até 45 minutos, muitas vezes seguida por uma massagem do rosto, dos braços e das costas. Em áreas urbanas e rurais, as chinesas protegem seu rosto, braços e mãos do sol. Os pesquisadores da L'Oréal demonstraram que, de fato, estas mulheres tinham muita probabilidade de ter manchas de sol muito antes de ter rugas, e que o ritual ideal para prevenir sinais de envelhecimento é a proteção solar.

A diferença entre a verdadeira cor da pele e a cor da pele almejada na África


Na África, os produtos para clareamento da pele usados pela população são, muitas vezes, muito agressivos. Ao realizar um estudo sobre a diferença entre a verdadeira cor da pele e a cor da pele almejada pelos africanos, a L'Oréal começou a desenvolver produtos de cuidados com a pele e maquiagens que atingem este mesmo objetivo sem apresentar riscos.

A atitude latino-americana em relação a beleza


Beauty treatment by a Brazilian woman

Os padrões de beleza variam de uma cultura à outra. Para as brasileiras, os cabelos, o corpo e as unhas são os elementos mais importantes. Para a maioria das brasileiras, é inconcebível não esmaltar as unhas pelo menos uma vez por semana. O Brasil também é famoso por sua técnica popular e altamente tóxica de alisamento dos cabelos usando formol. A L'Oréal, através da pesquisa sobre o mercado e os desejos do consumidor brasileiro, ofereceu alternativas para o alisamento dos cabelos com maior segurança e eficiência.

As expectativas com relação à cor demonstram uma tendência mundial onde, enquanto pessoas com tom de pele escuro ou médio querem clarear o tom da pele, as pessoas com uma pele mais clara preferem escurecê-la. Contrariando essa tendência, as mulheres brasileiras com pele mais escura não querem mudar de cor de pele, mas apenas corrigir imperfeições (manchas mais escuras ou mais claras).

A atitude das mexicanas mostra o quão heterogêneas são as populações latinas. Todas as opiniões com relação ao tom da pele podem ser encontradas ali, com expectativas contraditórias dependendo da cor natural da pele. Também no México, os homens representam o maior grupo de consumo diário de gel para cabelos, e eles esperam que estes produtos ofereçam brilho e fixação durante o dia inteiro.

Os britânicos e os produtos para os cabelos


Beauty treatment by an English man

Como em qualquer lugar onde o mercado de cosméticos é maduro, a Grã-Bretanha é uma região ideal para observar o comportamento dos consumidores com relação aos cabelos. As técnicas para aplicação de produtos capilares são muito diversificadas na região: um estudo mostrou que o spray de cabelos pode ser usado de 12 maneiras radicalmente diferentes.

Os homens também se importam com a beleza


Beauty treatment by an Indian man

Na Índia, a higiene e os cuidados pessoais são muito importantes para os homens. Para evitar uma pele oleosa e para se sentirem cheirosos, muitos homens indianos usam talco. Os jovens também usam produtos esfoliantes para remover as células mortas e prevenir a acne.

O tom de porcelana da pele das japonesas


A pele translúcida é um padrão de beleza para as japonesas, o que significa que os pigmentos contidos nos produtos de maquiagem (como a base) não devem ficar grudados nos pelos do rosto. Na época das gueixas japonesas, algumas mulheres raspavam muito discretamente os pelos do rosto para obter uma aparência muito leve de porcelana.

Receitas tradicionais


No mundo inteiro, estudos mostram a importância das receitas passadas de uma geração à outra, inspiradas na medicina tradicional (na China), na medicina Ayurvédica (na Índia), transmitidas oralmente ou simplesmente ditadas por hábitos, costumes e crenças profundas.