Especialista em tipos de pele e cabelos do mundo inteiro

Para considerar a grande diversidade de tipos de pele e cabelos do mundo todo, as equipes de pesquisa da L’Oréal têm investido em muitos estudos e desenvolveram, ao longo das décadas, ferramentas para análises customizadas.

A origem étnica, a idade, os hábitos alimentares, o ambiente geográfico e cultural: inúmeros fatores influenciam as características da pele e dos cabelos. A densidade, a velocidade de crescimento e a ondulação dos cabelos, bem como o diâmetro dos fios, diferem na Ásia, na Europa e na África. Entender esta extraordinária diversidade representa um desafio real para as equipes de Pesquisa & Inovação da L'Oréal. Para usá-la de uma forma mais eficaz, elas fizeram inúmeros estudos e focaram no desenvolvimento de ferramentas precisas e objetivas de medição.

Uma nova geografia dos tons de pele


Cartela de cores listando 66 tons de pele diferentes

Cartela de cores listando 66 tons de pele diferentes

Saber mais sobre os diferentes tipos de pele e ter um entendimento mais profundo dos mecanismos biológicos que entram em ação nos permite combater o envelhecimento e os danos solares, como também oferecer produtos de maquiagem que sejam adaptados às necessidades de diferentes consumidores ao redor do mundo. Um dos estudos realizados pela L'Oréal neste tema é focado na relação entre a cor real e a cor percebida da pele.

Os pesquisadores da L'Oréal avaliaram a cor da pele de mulheres de todas as partes do mundo, junto com entrevistas que permitiram que estas mulheres combinassem seu tom de pele com uma tabela de cores com 66 tonalidades, e uma abordagem instrumental usando a "cromosfera®", um instrumento para medir a cor patenteado pela L'Oréal . Desta forma, fomos capazes de estabelecer uma verdadeira geografia de cores da pele do mundo inteiro. Com base em elementos objetivos, este mapeamento possibilita adaptar produtos cosméticos às expectativas de diferentes consumidores: por exemplo, nos diferentes tons de base disponíveis ou na avaliação da eficácia de produtos de cuidados com a pele destinados à luminosidade ou a melhorar desigualdades no tom da pele.

Uma abordagem precisa para a diversidade dos tipos de cabelos


As equipes de Pesquisa & Inovação também desenvolveram ferramentas específicas para analisar a complexidade de tipos de cabelos no mundo. Elas foram além da classificação tradicional de três tipos de cabelos (africano, asiático e europeu), desenvolvendo uma abordagem científica baseada em medições físicas da ondulação: o diâmetro da curvatura, o índice de ondulação, o número de ondas e de fibras. O estudo foi realizado em cerca de 7.500 cabeleiras em 23 países. O resultado é uma classificação detalhada dos tipos de cabelos do mundo em 8 categorias, correspondendo a uma escala de ondulação, do mais liso (1) ao mais crespo (8), independentemente de qualquer referência às origens étnicas. Este estudo, publicado em um jornal científico, leva em consideração os efeitos das famílias multirraciais e das migrações demográficas. Em um país como o Brasil, cuja população apresenta uma grande diversidade racial, encontramos nada menos do que seis diferentes tipos de cabelos frisados.

Outro exemplo é uma ferramenta desenvolvida em colaboração com a empresa Dassault Systèmes, um modelo 3D de tipos de cabelos no mundo que possibilita visualizar perfeitamente as diferentes partes de um fio de cabelo para entender os mecanismos biológicos e estabelecer uma conexação entre o formato da raiz do cabelo e a ondulação (uma raiz em formato de taco de golfe produz um fio de cabelo crespo).


8 Tipos de cabelo

8 tipos de cabelo catalogados pela L'Oréal.

UM CENTRO GLOBAL PARA A PESQUISA SOBRE OS CABELOS

Em 2012, a L'Oréal inaugurou um centro global de pesquisa em Paris-Saint-Ouen que é completamente dedicado à pesquisa dos cabelos, o núcleo de uma rede de seis polos regionais no mundo. Este centro reúne todas as competências da Pesquisa e Inovação da L'Oréal para apoiar as três linhas de negócios relacionadas aos cabelos: coloração, cuidados com os cabelos - shampoo e condicionador - e forma, incluindo penteado, permanentes, amaciamento ou alisamento.