Principais ingredientes ativos

Para criar novos ingredientes ativos altamente eficientes, os pesquisadores da L’Oréal fazem uso da química sintética e das biotecnologias.

Um dos pontos fortes da Pesquisa na L'Oréal está na capacidade das equipes de criar novos ingredientes ativos altamente eficazes a serviço da beleza. Protegidos há várias décadas por uma dinâmica política de patentes, estes ingredientes ativos, de propriedade do Grupo, constituem um capital precioso e têm um papel essencial na estratégia de inovação. Eles são derivados de duas abordagens principais.

Primeira abordagem: a química sintética suave, que respeita o meio-ambiente e é uma plataforma histórica para a expertise do Grupo L'Oréal.

Segunda abordagem: as biotecnologias, nas quais a L'Oréal optou por investir desde o final dos anos 1980 e que podem ser de origem marinha, bacteriana ou vegetal.

Células desdiferenciadas de rosas - 2012


Células desdiferenciadas

Células desdiferenciadas

As biotecnologias botânicas representam uma fonte de inovação extraordinária para a beleza, como uma fonte de ingredientes ativos inéditos. Uma das incríveis características das plantas é sua capacidade de regeneração mesmo após vários tipos de agressões, por exemplo a poda de rosas no outono. Esta capacidade está relacionada à existência de células-tronco nas folhas, raízes e botões. Desde 1995, a L'Oréal tem uma unidade de biotecnologia em Tours (França) baseada em culturas de células vegetais. A partir da cultura de células-tronco de uma espécie única de rosa Delbard, as equipes da L'Oréal conseguiram obter um extrato que age sobre a regeneração da pele: os testes mostraram um aumento na espessura da epiderme, a secreção de fatores de crescimento e uma regeneração dos tecidos.

STEMOXYDINE ® - 2012


CorpTopic_RI_Discoveries_Actif-10.jpg

Stemoxydine®

Muitas mulheres e muitos homens têm a impressão de possuírem "menos cabelos", uma impressão que é menos o resultado da verdadeira queda de cabelos do que da diminuição da densidade dos fios. Os culpados? As células-tronco e os folículos capilares que a L'Oréal descobriu em 2001 e que não cumprem mais o seu papel natural de regeneração. Para promover este processo, os pesquisadores da L’Oréal desenvolveram a Stemoxidina, um ingrediente ativo que imita o ambiente ideal das células-tronco nos folículos capilares, revitalizando os cabelos que se tornaram inativos. Formulado em um tratamento para os cabelos, o Neogenic de Vichy, este ingrediente ativo comprovou clinicamente sua capacidade de aumentar a densidade dos fios (em quantidade e diâmetro) em 3 meses.

LR 2412® − 2011


LR 2412®

LR 2412®

Inspirado no processo de regeneração dos tecidos de cicatrização das plantas, o LR 2412® é um dos mais recentes desenvolvimentos da Pesquisa L’Oréal. Este derivado do ácido jasmônico tem como missão prevenir e reparar os distúrbios da pele relacionados ao envelhecimento, apresentando como benefícios uma biodistribuição excepcional que permite que ele se infiltre em todos os níveis da pele. Conforme ele se propaga, desencadeia continuamente uma série de reações que lhe conferem propriedades notáveis: poderes de regeneração que agem na epiderme, capacidade de reforçar a estrutura da pele e melhorar sua elasticidade. Sua ação corrige toda a extensão de sinais do envelhecimento: microrelevo irregular, linhas finas, flexibilidade reduzida, ressecamento. Apresentado pela primeira vez em 2011 no Congresso Mundial de Dermatologia WCD em Seul (Coreia do Sul), ele foi integrado no mesmo ano no tratamento para a pele Visionnaire de Lancôme.


LR 2412

Probiótico ST11 − 2010


Probiotico ST 11

Probiotico ST 11

Agir contra a caspa, de dentro para fora: este é o desafio que os pesquisadores da L’Oréal e da Nestlé conseguiram superar com sucesso. Eles conseguiram isolar um probiótico, o Lactobacillius paracasei ST11, que é capaz de reduzir significativamente a caspa e os sintomas relacionados a ela (coceira, irritação,...), ao estimular a função do couro cabeludo de agir como uma barreira. O ST11 é hoje oferecido pela marca Innéov, na forma de um suplemento nutricional para fins cosméticos, sob o nome de Sensicap DS™. Sua eficácia foi comprovada em um estudo clínico realizado durante um período de 90 dias.

Intra-Cylane® − 2010


Intra-Cylane®

Intra-Cylane®

Intra-Cylane® possui todas as qualidades de uma molécula excepcional. Ela é capaz de penetrar no núcleo de cada fio de cabelo para criar uma rede molecular flexível e resistente que preenche e fortalece a fibra capilar. Para criá-la, os pesquisadores se inspiraram em um processo químico chamado "sol-gel". Usado particularmente na indústria do vidro, ele consiste na modificação de determinados materiais para transformá-los do estado de uma solução aquosa para um estado de gel sólido. Atualmente, o Intra-Cylane® é encontrado no Volumorphose de Kérastase ou no sérum preenchedor Fiberceutic de L'Oréal Professional.

Pro-Xylane® − 2006


Pro-Xylane®

© L'Oréal Research

Para remodelar a estrutura do tecido da pele, que é alterada pelo envelhecimento, os pesquisadores focaram todos os seus esforços em descobrir moléculas capazes de estimular a síntese de mucopolissacarídeos (MPSs), um alvo prioritário na linha anti-idade. O resultado foi o Proxylane®, obtido a partir da xilose presente na madeira de faia, uma árvore muito comum na Europa Ocidental. Ele desencadeia e estimula a síntese de mucopolissacarídeos na derme e na epiderme, com resultados comprovados sobre a elasticidade e a tonicidade da pele (Absolue ßx de Lancôme e Novadiol de Vichy).

Ao longo dos anos, a Pesquisa Avançada da L'Oréal continuou a acumular evidências da eficácia biológica deste ingrediente ativo. O Proxylane foi formulado em Substiane de La Roche-Posay e no Age Interruptor de Skinceuticals, e em 2012, no Revitalift Laser X3 de L'Oréal Paris, com argumentos muito diferentes quanto aos resultados (em pele muito madura com resultados equivalentes aos de tratamentos anti-idade com laser).


Pro-Xylane®

Plâncton termal - 1994


Plâncton termal

Plâncton termal

Quando o Grupo L'Oréal adquiriu a marca Biotherm em 1970, os pesquisadores descobriram e isolaram um ingrediente da água de fontes naturais que traz benefícios únicos para a pele: o plâncton termal, um microrganismo que está presente na água de nascentes há três bilhões de anos. Enquanto a maioria dos ingredientes ativos usados em cosméticos age apenas em um alvo, o extrato de plâncton age como um verdadeiro "colaborador celular", interagindo com as principais famílias de células (os queratinócitos, as células de Langerhans e os fibroblastos, por exemplo). É um dos únicos ingredientes ativos que possuem um espectro tão amplo de propriedades biológicas - o plânton termal desintoxica a pele, age em sua qualidade e tonicidade, e desacelera o processo de envelhecimento. É este "benefício para a pele" único que os pesquisadores da L'Oréal conseguiram desenvolver.

Ceramida R® – 1995


Ceramida R®

Ceramida R®

Levou dez anos de trabalho científico para chegar à Ceramida R®. De certa forma, as ceramidas agem como um "cimento natural" entre as escamas dos fios de cabelo. Os pesquisadores decidiram criar uma resposta multiuso para fortalecer a fibra capilar, proteger e amaciar a haste dos fios. Hoje, as aplicações dessas moléculas são muitas, indo dos cuidados com os cabelos à maquiagem para cílios, produtos para as unhas e cuidados com a pele. A primeria aparição da Ceramida R® foi em 1995, em um shampoo Elseve de L'Oréal Paris. Ela também é encontrada no Nutriforce de Lancôme, um tratamento para pele seca que promove a reestruturação e a coesão da camada queratinosa da pele.

Ionene G® − 1978


Ionene G®

Ionene G®

Nos anos 1970, enquanto buscavam o ingrediente ideal para evitar danificar os cabelos com permanentes e colorações, as equipes da L'Oréal sintetizaram dezenas de polímeros - macromoléculas formadas a partir do encadeamento repetitivo de unidades estruturais menores. Entres os 200 candidatos, o Ionene G foi o escolhido por suas qualidades excepcionais. Aplicado nos cabelos danificados, ele repara e amacia a fibra capilar. Desde o início dos anos 1980, ele fez sua aparição nos produtos de coloração Crescendo e Majirel e nas permanentes Dulcia.

Mexoryl® − 1993


Mexoryl®

Mexoryl®

A proteção solar sempre foi uma linha estratégica na Pesquisa L'Oréal. Uma verdadeira inovação revolucionária nos anos 1980, o Mexoryl SX oferece excelente proteção contra os raios UVA cujos efeitos prejudiciais estavam sendo descobertos. Fotoestável, ele se integra na composição aquosa dos produtos solares e permite que a L'Oréal crie sistemas filtrantes altamente eficazes. Vários anos depois, um segundo filtro foi patenteado, o Mexoryl XL. Complementar ao Mexoryl SX, ele proporciona proteção equilibrada contra os raios UVA e UVB e se integra na composição oleosa dos produtos solares. Atualmente formulados em combinação, estes dois filtros Mexoryl possibilitam lançar uma linha de produtos solares no mercado que oferece a mais ampla e mais equilibrada proteção contra os raios UVA e UVB.