Fórmula e embalagem

O caminho de uma pesquisa fundamental até o produto final envolve um desafio crucial: a inovação na embalagem. Ela garante que o produto será entregue nas melhores condições de desempenho, segurança e praticidade.

A dupla fórmula/embalagem é um elemento-chave para garantir que uma fórmula inovadora forneça todos os seus benefícios aos consumidores. Todavia, inovações nas embalagens são muito mais complexas do que aparentam. Uma inovação como a sombra para os olhos Roller Color de Maybelline New York exigiu a criação de um pequeno rolo coberto por micro asperezas que permitem a aderência do pó. Já as cápsulas na linha de produtos solares Solar Expertise de L’Oréal Paris foram criadas especificamente para evitar, mesmo depois de abertas, qualquer vazamento indesejável do produto, assim como a possibilidade de qualquer intrusão de grãos de areia. Graças à utilização de embalagens com vávulas tipo pump, que não permitem qualquer retorno de ar ao frasco durante a aplicação do produto, La Roche-Posay pôde oferecer fórmulas livres de conservantes, ideais para a pele sensível.

As equipes de Pesquisa & Inovação da L’Oréal foram as criadoras de muitas inovações tecnológicas patenteadas, permitindo ao produto produzir um ótimo desempenho durante sua aplicação.


Máscara para cílios: uma pequena joia da tecnologia


O exemplo da máscara de volume para cílios Million Lashes de L’Oréal Paris ilustra perfeitamente esta abordagem. Representa o equilíbrio inteligente entre um produto (especificamente a sua textura e a fórmula) e uma ferramenta aplicadora de alta precisão. A fórmula cremosa de Million Lashes é "quebrada" durante a aplicação para se tornar bem fluida e revestir os cílios com uma fina camada de máscara. Ela também contém um agente antiaderente, impedindo a aglomeração dos cílios. A escova, por sua vez, equipada com 300 cerdas muito regulares, possibilita individualizar precisamente cada cílio, resultando em uma definição perfeita desde a raiz à ponta. Finalmente, o desempenho da máscara torna-se possível através da passagem da escova em um extrator flexível, de tal forma que a escova retém a quantidade exata de produto. O desenvolvimento dessa pequena joia tecnológica exigiu 18 meses de pesquisas e o registro de inúmeras patentes.

A pesquisa de embalagens na L'Oréal

A L’Oréal possui equipes dedicadas à Inovação de Embalagens, trabalhando em estreita colaboração com formuladores e fornecedores, que são encarregadas pela criação e otimização da embalagem de produtos em cumprimento com regulamentos relacionados à qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente. A área de embalagens é essencial para a inovação do Grupo L'Oréal, que registra em média mais de 70 patentes anualmente.