Confira a iniciativa que está transformando jovens no entorno da fábrica de São Paulo

Estabelecer diálogo e parceria com as comunidades também é um dos pilares do compromisso Sharing Beauty With All. Pensando nisso, foi lançado este ano na fábrica da L´Oréal Brasil em São Paulo um movimento de transformação socioeconômica: a Academia Manufatura L’Oréal, projeto que leva capacitação formal a jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social de comunidades próximas à planta. Através de uma parceria com o programa Formare, um dos braços da Fundação IOCHPE, o curso vai capacitar nesta primeira turma 20 adolescentes, com idades entre 17 e 18 anos que, ao fim do curso, receberão um certificado de Operador da Indústria da Beleza.

Os professores do curso são os próprios colaboradores da L´Oréal, que através de trabalho voluntário, dedicam algumas horas de suas semanas para passar seus conhecimentos aos jovens. Entre os 70 educadores, está a advogada Sílvia Carli. Para ela, este projeto proporcionou um grande crescimento pessoal e profissional. “Procuro sempre ajudar o próximo, isso faz parte da minha vida. A Academia tem a capacidade de mudar não só a realidade dos alunos, como também a nossa. Quero muito que esses jovens tenham chance de ver seus sonhos realizados", afirma.

O processo seletivo, composto por provas, entrevista e visita domiciliar, buscou garantir a integração com candidatos e suas famílias. Na grade curricular, com quase 800 horas de aula teórica e mais de 160 horas de prática profissional, estão conteúdos de formação geral como organização industrial, relacionamento e trabalho em equipe, matemática aplicada, cosmetologia, química geral, curso de língua inglesa, música e teatro.

“O projeto entrou na minha vida em um momento difícil e me ajudou muito. Tornou-se meu ponto de partida para praticamente tudo. Espero conseguir ser efetivado e a partir disso, construir e estruturar minha vida,” comenta Mike Barreto da Silva, aluno inscrito no programa.