Um esforço ambiental conjunto

Na tentativa de reduzir o impacto de suas atividades e de seus produtos sobre o meio ambiente, a L'Oréal envolve os seus fornecedores em seu programa ambiental, priorizando suprimentos locais obtidos de forma sustentável.

A L'Oréal Alemanha incentiva a mobilidade elétrica

A L'Oréal Alemanha incentiva a mobilidade elétrica

A L'Oréal Alemanha incentiva a mobilidade elétrica

A L'Oréal Alemanha incentiva a mobilidade elétrica

A L'Oréal está comprometida há muito tempo em assumir uma responsabilidade ecológica por suas atividades e estendeu sua pegada ecológica de forma a incluir os seus fornecedores. Ao longo de toda a cadeia de produção, o Grupo envolve os seus fornecedores em sua política de preservação ambiental e de proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. Ela também favorece os fornecedores locais, usando uma única empresa de produção em cada região geográfica. Desta forma, a L'Oréal promove o desenvolvimento econômico das regiões nas quais ela produz, limita o impacto gerado pelo transporte de matérias-primas e mercadorias, e favorece a cooperação com novos fornecedores mais próximos de seus mercados.

Gestão responsável de embalagens


A política de embalagens é um importante pilar do programa ambiental da L'Oréal. Durante vários anos, o Grupo tem treinado as suas equipes de Embalagem e Desenvolvimento, Marketing e Compras sobre os princípios do eco-design. Esta abordagem tem o objetivo de reduzir o peso e o volume das embalagens, além de melhorar o impacto ambiental. Como exemplo, nos últimos 5 anos a L'Oréal tem seguido uma política rígida de certificação florestal de suas embalagens, o que lhe permite garantir que mais de 90% de suas embalagens de papelão sejam certificadas, sendo mais da metade certificada pelo FSC® (Forest Stewardship Council).

Gestão responsável de matérias-primas


A montante, a seleção de matérias-primas se baseia em um sistema de qualificação RSE que permite que elas sejam avaliadas de acordo com critérios de sustentabilidade como a adesão à biodiversidade, a segurança de usuários e a disponibilidade a longo prazo. Além disso, a área de Pesquisa e Inovação da L'Oréal se inspira na marca The Body Shop, o que significa que ela usa diversas matérias-primas obtidas como resultado de processos de comércio justo, por exemplo para o óleo de gergelim, o aloe vera ou o óleo de argan. De forma geral, esta abordagem de ecodesign e utilização de suprimentos sustentáveis necessita de uma boa cooperação com os fornecedores da L'Oréal.


Esforços conjuntos para reduzir as emissões de CO2

Desde 2003, a L'Oréal é membro do Carbon Disclosure Project (CDP), uma ONG independente que tem como objetivo mensurar os esforços feitos por empresas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Em 2007, a L'Oréal entrou no Programa de Supply Chain do CDP para incentivar os seus fornecedores a mensurar e gerenciar suas emissões de CO2. Esta é uma abordagem essencial para agir de forma eficiente com relação a toda a cadeia de produção e incentivar as boas práticas entre os forncedores. Já em 2011, 48 fornecedores do Grupo L'Oréal entraram no CDP.

Favorecimento de fornecedores locais


Um dos componentes da política de compras da L'Oréal é selecionar os fornecedores no local de produção e desenvolvimento da L'Oréal, especialmente nas subsidiárias do Grupo situadas em países em desenvolvimento. Mais de 80% das compras associadas à produção (embalagens, matérias-primas, serviços terceirizados) são, portanto, feitas de fornecedores localizados na região geográfica de produção (Europa, EUA, Ásia, América Latina, África e Oriente Médio).