Nosso programa de ética

O nosso programa de ética é voluntário, proativo e evolui com o crescimento do Grupo. Ele é administrado através de uma organização dedicada e implementado através de um sistema completo de monitoramento com ferramentas ativas para integrar a ética na realidade diária.

L’Oréal Ethics Logo
L’Oréal Ethics Logo


O nosso Programa de Ética é voluntário, proativo e evolui com o crescimento do Grupo. Ele é apoiado por uma organização dedicada e implementado através de um sistema abrangente de monitoramento e ferramentas para integrar a ética no dia a dia da L’Oréal.

Há mais de dez anos, o Grupo começou formalizando o seu Código de Ética Empresarial, que desde então foi enriquecido em vários temas específicos. A estrutura de suas iniciativas foi esclarecida e foram desenvolvidas ferramentas para elevar o seu nível de expertise e também os seus padrões nesta área.

Uma organização dedicada


Desde 2007, um Diretor Executivo de Ética é responsável por fortalecer e implementar uma ambiciosa política alinhada com o crescimento da L'Oréal. O papel do Diretor Executivo de Ética é apoiar diretores e gerentes em suas decisões e promover os princípios e melhores práticas estabelecidas no Código de Ética Empresarial e seus suplementos.


O Diretor Executivo de Ética conta com uma rede mundial de Correspondentes de Ética, cujo papel é apoiar os Presidentes das subsidiárias do Grupo na implementação do Programa de Ética da L'Oréal. A cada ano, esta rede é reforçada, dando às equipes locais o acesso a um correspondente local. Cada Presidente de subsidiária é responsável por garantir que o Código de Ética Empresarial seja respeitado no país onde está presente.

IMPLEMENTAÇÃO EM TRÊS EIXOS


A implementação do Programa de Ética da L’Oréal se baseia em três eixos principais.

  • Um sistema de condução e monitoramento que inclui ferramentas para análise e avaliação de riscos éticos, um sistema de relatório por países e auditorias regulares.


  • Ferramentas de conscientização e comprometimento para promover o envolvimento dos funcionários em todos os níveis do Grupo com relação à ética.

  • Promover uma cultura de diálogo e transparência: a política do "Voz Ativa" encoraja os colaboradores a comunicarem seus pontos de vista, expressarem suas opiniões e relatarem exigências e comportamentos inaceitáveis. Excepcionalmente, se não foi possível lidar com um problema a nível local, os funcionários podem contatar o Diretor Executivo de Ética, especificamente através de um site seguro na internet, que atualmente está disponível em alemão, árabe, inglês, coreano, espanhol, francês, grego, hebraico, hindi, indonésio, italiano, japonês, mandarim, polonês, português e russo.