L’Oréal, a n° 1 no desenvolvimento de talentos

A L’Oréal fica em primeiro lugar pela promoção de líderes.

A L'Oréal fica em primeiro lugar no ranking "Melhores Empresas para Líderes na Europa", da firma de consultoria Hewitt. Conduzida neste outono, a pesquisa cobriu 110 das maiores empresas europeias para identificar melhores práticas em termos de desenvolvimento de talentos.

Este Grupo adquiriu sua posição de primeiro lugar graças aos seus resultados nos principais critérios identificados pela firma de consultoria. A L'Oréal se destaca em particular por sua estratégia e sua política de detecção, promoção e desenvolvimento de talentos. Nas palavras de François Vachey, Vice-Presidente de Recursos Humanos: "O nosso objetivo principal é atrair os potenciais mais elevados, e em seguida construir um plano de carreira sob medida que ofereça aos funcionários desafios constantes e que lhes ofereça todos os recursos necessários para realizar o seu pleno potencial, para que se tornem futuros líderes. O Presidente e CEO, Lindsay Owen-Jones, e todos os membros do Comitê Executivo estão absolutamente comprometidos com a promoção destes talentos".

O compromisso de desenvolver funcionários de alto potencial é um dos critérios mais importantes usados para estabelecer o ranking das 10 melhores empresas. A pesquisa ressalta a importância de se detectar o alto potencial cedo na carreira de um funcionário. A diversidade de experiências que estes futuros gerentes enfrentam durante o seu desenvolvimento profissional também constitui um elemento-chave do processo de treinamento. O estudo da Hewitt confirmou que as empresas mais bem cotadas oferecem as melhores oportunidades de desenvolvimento.

Ele também ressalta a necessidade de programas de treinamento interno e externo para desenvolver o talento de futuros gerentes. A remuneração está naturalmente ligada ao desempenho, mas a pesquisa também demonstrou a necessidade de recompensar jovens talentos bem como líderes estabelecidos por seu envolvimento no treinamento de novas gerações de líderes. Outro ponto chave é a importância da promoção interna. Todos os presidentes das empresas classificadas entre as 10 melhores fizeram sua carreira dentro da empresa.