A L’Oréal assume um compromisso para oportunidades iguais

L’Oréal, signatária do "Manifesto de compromisso corporativo por oportunidades iguais na educação ".

p>Jean-Paul Agon, CEO da L’Oréal, assinou o "Manifesto de compromisso corporativo por oportunidades iguais na educação" apresentado por Gilles de Robien, o Ministro francês de Educação Nacional & Superior e Pesquisa.

O objetivo do manifesto é incentivar iniciativas corporativas para promover oportunidades iguais (coaching, patrocínio, criação de bolsas de estudo, apoio de classes, etc.) nos estabelecimentos educacionais de áreas sensíveis e de zonas de educação prioritárias.

A assinatura do manifesto é um grande compromisso para a L’Oréal, já ativamente envolvida no nível básico da educação e na colocação de jovens de áreas carentes.

Desta forma, a L’Oréal é parte integrante do programa de "Escolas Secundárias Experimentais" lançado em 2006-2007. O grupo está estabelecendo parcerias com diversas escolas secundárias, que levam a programas semelhantes aos introduzidos no Lycée Auguste Blanqui em Saint Ouen perto de Paris desde 2005. Os funcionários do Grupo fizeram portanto apresentações para alunos do segundo grau, falando sobre a empresa, suas profissões e seus produtos.

Para a L'Oréal, além disso, programas para aprendizes representam uma fonte extraordinária de intercâmbios e uma excelente maneira de recrutar os talentos de amanhã, de uma forma nova e diferente. Desde 1993, 2.250 aprendizes ingressaram no Grupo, em todos os níveis acadêmicos e em todos os tipos de atividade profissional. Este ano, os aprendizes representam 3,69% da força de trabalho, o que significa que a L'Oréal supera amplamente as metas estabelecidas por lei para o final de 2006 (1% da força de trabalho para empresas com mais de 250 funcionários).

"Na L’Oréal, acreditamos na virtude da diferença e da diversidade como fonte de uma experiência de vida mais rica. Estamos ativamente comprometidos diariamente com o treinamento de jovens, com a determinação de que todo mundo deve ter as mesmas oportunidades de sucesso em sua futura vida profissional”, ressalta Jean-Paul Agon, CEO da L’Oréal.

A L’Oréal colocou em prática ações significativas na educação superior. Tendo apoiado desde o início, em 2001, os Acordos de Educação Prioritária do Institut d’Études Politiques em Paris, a L’Oréal oferece cursos de treinamento a estudantes, na França e no exterior, com ajuda financeira anual para a compra de livros didáticos, e contratou vários trainees e um jovem recém-formado em 2006.

Para ajudar com a colocação profissional de jovens de áreas carentes, a L’Oréal estabeleceu diversas parcerias com associações (IMS-Institut de Mécénat et de Solidarité, Afip, Afij, etc.) e com consultores de busca de emprego (Alter Ego, APC Recrutement, etc.). A iniciativa da L'Oréal em parceria com o IMS para o lançamento do Primeiro Fórum de "Emprego e Diversidade" em Aulnay-sous-Bois, em fevereiro de 2006, com a participação de 16 grandes empresas, levou ao recrutamento de 19 jovens formandos (com um diploma do ensino médio e mais quatro ou cinco anos de estudos) de áreas carentes.

O segundo Fórum de "Emprego e Diversidade" em Aulnay-sous-Bois (subúrbios de Paris) será realizado no dia 6 de março de 2007.