Your title

Your description

L’Oréal estabelece práticas sustentáveis para seus fornecedores
Um dos desafios do novo compromisso de sustentabilidade da L’Oréal, Sharing Beauty With All, é o pilar "Desenvolver de Forma Sustentável", que busca envolver não só consumidores e colaboradores, como também os fornecedores em práticas mais sustentáveis. Este movimento já está sendo seguido pela L’Oréal Brasil, que acaba de divulgar as 10 Melhores Práticas para Materiais de Ponto de Venda Sustentáveis, um documento definido pelo Grupo que permeará a partir de agora todo o fornecimento de produtos e serviços.

O principal objetivo é reduzir o impacto ambiental em todo o ciclo de vida do material, que inicia no conceito, passando pela produção e transporte, e finaliza no pós-venda. Utilização de matérias-primas de florestas sustentáveis, redução de recursos que agridem o meio ambiente, diminuição da quantidade de material e da emissão de CO2 são alguns benefícios resultantes do uso deste manual. Conheça abaixo as 10 Melhores Práticas para Materiais de Ponto de Venda Sustentáveis:

Conceito:

  • 1. Adotar 100% de papéis e papelões com certificação FSC
  • 2. Maximizar o uso de materiais de PDV totalmente feitos de papelão
  • 3. Desenvolver materiais de PDV dobráveis
  • 4. Reduzir o peso dos materiais de PDV

Produção:

  • 5. Banir a laminação
  • 6. Usar tecnologias de impressão digital para trabalhos de produção pequenos
  • 7. Produzir apenas as quantidades necessárias

Transporte:

  • 8. Transportar 100% de materiais de PDVs sobre paletes reutilizáveis
  • 9. Minimizar o transporte por aviões

Pós-venda:

  • 10. Gerenciar com nossos clientes os materiais de PDV do pós-venda

Outras práticas

A L’Oréal já adota outros critérios na seleção dos fornecedores, como a aprovação na Auditoria Social Externa. Trata-se da aplicação de um questionário com as 10 preocupações éticas da L’Oréal, entre elas a recusa de práticas abusivas e desumanas, como trabalho forçado e escravo. A empresa também criou o programa Solidarity Sourcing, que busca promover a inclusão de fornecedores que empregam pessoas geralmente excluídas do mercado de trabalho, como portadores de deficiência ou moradores de locais socialmente desfavorecidos.

Outra determinação da L’Oréal na área de Compras é adquirir somente papel com o selo FSC, certificação florestal que garante que a madeira utilizada em determinado produto é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável. A empresa também baniu a compra do plástico PVC (Policloreto de Vinila), cuja produção é altamente tóxica, pois libera dioxina no meio ambiente, além de oferecer muitos riscos à saúde humana, como câncer, lesões na gestação e no desenvolvimento infantil, entre outros. O PVC tem sido amplamente banido e substituído gradualmente por outros materiais, tanto na Europa como nos EUA.