L’Oréal implementa programa social Share & Care em 68 países
Grupo L´Oréal

No Brasil, onde a iniciativa já está 90% implantada, os benefícios foram ampliados, promovendo o aumento das licenças maternidade e paternidade, melhorias nas coberturas dos planos de saúde e inclusão de sessões de shiatsu no trabalho

Share e Care
Visando garantir aos colaboradores as melhores práticas sociais de saúde, bem-estar, maternidade/paternidade e qualidade de vida no trabalho, a L’Oréal está implementando o programa “Share & Care” em 68 países onde o Grupo atua. Ampliando os benefícios oferecidos pela empresa, a iniciativa introduz, por exemplo, um plano de saúde  complementar para permitir um reembolso mínimo de 75% das despesas para os maiores riscos, como cirurgias ou tratamentos intensivos, em países onde o sistema social de saúde não fornece tal cobertura.

“Em uma realidade em que somente 39% da população do mundo têm acesso à cobertura médica, o programa ‘Share & Care’ oferece uma grande revolução social em muitos países. É a única iniciativa social mundial que é tão abrangente, que implementa, sistematicamente, os quatro pilares – Bem-estar, Saúde, Maternidade/Paternidade e Qualidade de Vida no Trabalho – internacionalmente”, diz Jérôme Tixier, Vice-Presidente Executivo de Recursos Humanos da L’Oréal.

No pilar Maternidade/Paternidade, o compromisso da L’Oréal visa garantir um mínimo de 14 semanas de licença-maternidade paga em 100%.  Em 2012, 24 países ofereceram esta garantia e, em 2014, 54 países. No final de 2015, espera-se que os 68 países tenham alcançado este resultado e cumprindo, não só essa, mas 100% de todas as metas de política social identificadas no lançamento do programa, em 2013.

“Com o ‘Share & Care’, o desejo da L’Oréal é combinar a globalização do desempenho econômico com a globalização do desempenho social. Este programa simboliza a universalização do modelo social da L’Oréal e representa um verdadeiro propulsor de progresso”, comenta Jean-Paul Agon, Presidente e CEO do Grupo.

O programa no Brasil

Mais de 90% do programa já foi implantado no Brasil e os outros 10% restantes estão em fase de implementação. Abordando temas fundamentais para a sociedade, o ‘Share & Care’ tornou-se a principal plataforma para trabalhar algumas prioridades de Recursos Humanos no país. “É uma iniciativa poderosa, que permite reforçar nosso impacto social como empregadores e contribuir para uma melhor qualidade de vida de nossos colaboradores e familiares”, comenta Fabio Rosé, Diretor Geral de Recursos Humanos da L’Oréal Brasil. 

Confira algumas das iniciativas que vêm se destacando na percepção das equipes:

Pilar Maternidade/Paternidade (Equilibrar):
• Com um público feminino que ultrapassa os 50%, sendo que 75% dessas mulheres estão em idade fértil, foi lançado o “Mães a Bordo”, que oferece um respaldo maior às mamães, com palestras e planejamento da volta da profissional à empresa.

• A licença-maternidade foi estendida de 120 para 180 dias e a licença-paternidade, de cinco para sete dias. Foi aumentado também o auxílio-creche e a cobertura, que abrangia até um ano de idade do bebê, passou para 30 meses.

Pilar Bem-Estar (Proteger):
• A L’Oréal Brasil, que já pagava o equivalente a 36 semanas de salário, dobrou o valor limite de cobertura do seguro de vida e estendeu o benefício aos filhos, antes limitado aos colaboradores e cônjuges.

• A empresa também passou a oferecer um complemento salarial em caso de afastamento por doença, referente à diferença entre o valor pago pelo INSS e o salário bruto mensal do colaborador, por até 12 meses de afastamento.

Pilar Qualidade de vida no Trabalho (Desfrutar):
• A L’Oréal inclui agora uma série de benefícios para tornar o ambiente de trabalho mais saudável, como sessões de shiatsu cinco vezes por semana, ginástica laboral, serviços de maninure e venda de produtos da empresa com desconto através de-commerce.

Pilar Saúde (Cuidar):
• Além de melhorias nas coberturas dos planos de saúde, também foi criado um grupo de corrida, com equipe de treinos e auxílio nas competições, além de atendimento diário de assistentes de serviço social.

O “Share & Care” faz parte das quatro áreas de melhorias do Grupo anunciadas no compromisso “Sharing Beauty With All”. Confira aqui os resultados do balanço da ação no Brasil após um ano de seu lançamento.