A FUNDAÇÃO L’ORÉAL E UNESCO LANÇAM UM MANIFESTO PARA PROMOVER O PAPEL DAS MULHERES NA CIÊNCIA

PORQUE AS MULHERES NA CIÊNCIA TÊM PODER PARA MUDAR O MUNDO

Notícia-2-976x549

Cinco grandes mulheres cientistas e 15 jovens promissoras pesquisadoras foram homenageadas no dia 24 de março, na Maison de la Mutualité, em Paris. Irina Bokova, diretora geral da UNESCO e Jean-Paul Agon, presidente e CEO da L’Oréal e presidente da Fundação L’Oréal, aproveitaram a oportunidade para lançar o Manifesto For Women in Science. Já assinado por muitos convidados presentes na cerimônia, este manifesto tem o objetivo de alertar para a sub-representação das mulheres na área científica. O documento está disponível no site www.forwomeninscience.com, para que todos possam dar seu apoio a esta causa.

UM COMPROMISSO DE LONGO PRAZO PARA EMPODERAR AS MULHERES NA CIÊNCIA

Durante os últimos 18 anos, o programa L’Oréal-UNESCO For Women in Science tem incentivado, promovido e homenageado mulheres cientistas no mundo inteiro. No entanto, a atual situação indica que ainda há muito a ser feito. Este ano, a cerimônia de premiação também foi palco para o lançamento do Manifesto For Women in Science: uma campanha de opinião com o objetivo de engajar a comunidade científica e o público em geral, para acelerar o ritmo das mudanças em prol das mulheres na área científica.

“O nosso mundo está em transformação e nunca precisou tanto de mulheres e de suas descobertas. Com o programa For Women in Science, a Fundação L’Oréal está comprometida a promover estas mulheres na ciência, que mudarão o mundo. Estamos determinados a lutar pela ciência e a construir um mundo mais belo, juntos”, declarou Jean-Paul Agon.

UMA AMBIÇÃO EXPRESSA EM UM MANIFESTO

Jean-Paul Agon, Irina Bokova, e a presidente do júri deste ano, a ex-Laureada e vencedora do Prêmio Nobel, Elizabeth Blackburn, assinaram o manifesto junto às cientistas que construíram suas carreiras na área científica e foram laureadas internacionalmente, além das jovens pesquisadoras que também tiveram seus talentos reconhecidos na ocasião e diversos convidados presentes. Um esforço conjunto para garantir a visibilidade e o apoio público necessários de forma que todos os envolvidos possam trabalhar juntos para a igualdade de sexos nas ciências.