L'Oréal e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino no Brasil fortalecem a sua cooperação em engenharia de tecidos
Pesquisa & Inovação

A Pesquisa e Inovação da L'Oréal Brasil e o IDOR (Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, Rio de Janeiro) assinaram uma colaboração científica na área de engenharia de tecidos e mais especificamente em reconstrução de pele.

Durante mais de 25 anos, a L'Oréal tem se comprometido a desenvolver métodos preditivos para avaliar a eficácia e a segurança de seus ingredientes. A reconstrução de pele, e em particular a tecnologia Episkin, é uma excelente ferramenta para desenvolver métodos preditivos para questões de segurança de produtos. A L'Oréal já participou da validação de vários destes métodos na Europa e continua a compartilhar estes desenvolvimentos em países onde as regulações estão mudando a favor da criação de alternativas para os testes em animais, como no Brasil. A disponibilidade destes modelos validados no Brasil no futuro oferecerá uma ferramenta valiosa para a comunidade científica local nas áreas de pesquisa biomédica e avaliação toxicológica.

Desde 2012, a L'Oréal e o IDOR têm trabalhado juntos para explorar a cultura celular e a biologia de células-tronco e recentemente eles ampliaram o escopo de sua pesquisa para a engenharia de tecidos e a reconstrução de pele humana.

"A nossa colaboração científica, especialmente com o Prof. Stevens Rehen, ilustra o nosso compromisso com a avaliação preditiva. Esta parceria abrirá novas possibilidades em engenharia de tecidos, para combinar tecidos em 3D com a tecnologia micro-fluídica. Isto porque o IDOR tem as habilidades e os equipamentos necessários para ajudar o nosso centro de pesquisa brasileiro nesta área", acrescenta Blaise Didillon, Diretor de Pesquisa & Inovação na L'Oréal Brasil.

O Dr. Jorge Moll Neto, Presidente do IDOR, disse estar convencido de que "esta parceria com a L'Oréal levará a grandes desenvolvimentos no Brasil em áreas estratégicas como a medicina regenerativa e a biologia de tecidos humanos."

Sobre o IDOR

O Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) é uma instituição sem fins lucrativos, com o objetivo de promover o avanço científico e tecnológico na área da saúde. O IDOR é responsável pelas pesquisas, ensino e inovação  da Rede D`Or São Luiz, sendo a rede a grande apoiadora e incentivadora das suas atividade. Atualmente, o IDOR conta com 20 pesquisadores sêniores  e mais de 100 pessoas dedicadas nas áreas de pesquisa básica/translacional, pesquisa clínica, ensino e inovação.

Desde sua fundação, em 2010, os pesquisadores do IDOR mantêm seu compromisso pela busca da excelência do conhecimento científico, através da publicação de mais de 500 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais e através do estabelecimento de parcerias com alguns dos mais importantes e reconhecidos centros de pesquisa e universidades do Brasil e do mundo.