L’Oréal e Poietis em uma parceria exclusiva de pesquisa para desenvolver a bioimpressão de cabelos

A L'Oréal está comprometida com a engenharia de tecidos há quase 30 anos e detém um conhecimento e expertise únicos na área de biologia capilar. Com esta exclusiva parceria de pesquisa, L'Oréal e Poietis levam adiante um novo desafio científico: a bioimpressão de um folículo capilar, um pequeno órgão que produz os cabelos, usando uma bioimpressora.

L’ORÉAL E POIETIS EM UMA PARCERIA EXCLUSIVA DE PESQUISA PARA DESENVOLVER A BIOIMPRESSÃO DE CABELOS

Esta tecnologia de bioimpressão assistida por laser desenvolvida pela Poietis para produzir tecido biológico pode posicionar células em 3D com uma resolução celular extremamente alta e viabilidade celular (mais de 95%). Esta tecnologia única de bioimpressão envolve a disposição sucessiva de camadas de micro-gotas de bio-tintas usando um escaneamento rápido por um feixe de laser. O tecido biológico vivo criado deve então ser maturado por cerca de três semanas antes de ser usado em testes.

A combinação desta exclusiva tecnologia à expertise única da L'Oréal em biologia capilar podem possibilitar a criação de um folículo funcional capaz de produzir cabelos – esta é a ambição de L’Oréal e Poietis.

"Estamos muito orgulhosos de trabalhar com a L'Oréal. O fato de que uma empresa mundialmente renomada está adotando a nossa tecnologia é um grande passo para a Poietis," diz Fabien Guillemot, CEO e Diretor Executivo Científico da Poietis.

"A nossa parceria com a L’Oréal deve levar ao desenvolvimento de aplicações inovadoras em termos de engenharia de tecidos”, acrescenta Bruno Brisson, Diretor Geral e Diretor Executivo Comercial.

"Para a L’Oréal, a combinação das nossas respectivas áreas de expertise abre a possibilidade de realizações anteriormente inéditas na área de cabelos. Esta parceria de pesquisa é muito motivadora para as equipes de Pesquisa Avançada," explica José Cotovio, Diretor do Departamento de Métodos e Modelos Preditivos, Pesquisa e Inovação da L’Oréal.

A parceria de pesquisa multianual entre Poietis e L'Oréal nas áreas de biologia capilar e engenharia capilar deve levar a novos avanços em conhecimento capilar e permitir o desenvolvimento de testes exclusivos de eficácia em amostras de cabelos bioimpressos.

Aproveitando o tema, o que torna os cabelos tão fortes?

A resposta está em uma publicação recente de uma equipe transdisciplinar da L’Oréal e do Laboratório de Física Sólida da Universidade Paris-Sud em PNAS (Procedimentos da Academia Nacional de Ciências). O estudo desvenda um entendimento mais profundo da mecânica dos cabelos e revela a sua organização supramolecular dinâmica.

A fibra capilar é dotada de uma propriedade mecânica única, que é a resistência à quebra e ao alongamento. Para entender a origem desta propriedade mecânica única, uma equipe transdisciplinar da L’Oréal investigou a maturação progressiva da fibra capilar, começando do bulbo inferior. Este estudo dará indícios para identificar melhor e criar compostos ativos, com o objetivo de modular as propriedades mecânicas da fibra capilar.

Leia a publicação completa aqui: http://www.pnas.org/content/113/21/5940.long