Comprometida com a inovação, L’Oréal Brasil implanta piloto de ferramenta de inteligência artificial para recrutar estagiários
Grupo L´Oréal

Tecnologia ajudará na aquisição de talentos mais diversos e que se identificam com os nossos valores

 

Comprometida com a inovação, L’Oréal Brasil implanta piloto

A L’Oréal é uma Companhia comprometida com a inovação em todos os seus processos e uma das nossas prioridades é acelerar a digitalização do nosso negócio. A Inteligência Artificial é uma tecnologia que já tem sido utilizada em diversas áreas e, em 2018, passa a integrar o programa de recrutamento de estagiários com uma ferramenta customizada para a cultura da L’Oréal Brasil. A novidade está sendo testada na seleção para o Programa de Estágio 2019, que teve início no último mês. A ideia é otimizar o processo seletivo, além de permitir que os recrutadores consigam, na primeira etapa, identificar de forma mais completa o potencial do candidato. 

Desenvolvemos um algoritmo customizado para a cultura L’Oréal, que se baseia no princípio de que a linguagem é um indicador de potencial. Os candidatos são convidados a responder três perguntas e, a partir de uma análise complexa de dados, a ferramenta auxilia os recrutadores a determinar aqueles que mais se identificam com os nossos valores. Desta forma, a nova ferramenta auxilia na tomada de decisão do RH e do gestor da posição. 

“Acreditamos que, assim, conseguiremos recrutar jovens talentos de diversas origens e formação, com maior potencial para desenvolverem uma carreira de sucesso na L’Oréal”, diz Joana Barczinski, Analista de Aquisição de Talentos. Iniciativas semelhantes já são utilizadas pelo Grupo desde 2015, com projetos em diversos países e estão alinhadas com a nossa visão da área de Recursos Humanos de preparar cada vez mais a L’Oréal para o futuro do trabalho. “Em um contexto global de digitalização, o Grupo visa proporcionar as melhores condições de trabalho aos times, ao mesmo tempo que oferece aos candidatos uma experiência positiva. Essas ferramentas são uma maneira concreta de implementar processos mais ágeis, simplificados e centrados nas pessoas”.

Otimização da rotina e da experiência de seleção

Inicialmente, a ferramenta será utilizada em processos de recrutamento que têm alto volume de candidaturas. “A cultura da L’Oréal está definida por um conjunto de comportamentos, atitudes e valores que, muitas vezes, não são possíveis de identificar apenas pela análise do currículo”, completa Joana. Por outro lado, ela acredita que a experiência dos candidatos será melhorada, já que todos terão a oportunidade de participar da primeira etapa do processo.

Com o uso da ferramenta, a expectativa é que o recrutamento do Programa de Estágio seja cada vez mais assertivo e orientado por dados. O uso da Inteligência Artificial pode beneficiar todo o negócio: acelerando a digitalização e potencializando o nosso compromisso com a inovação. “Essa tecnologia vem para auxiliar nossos times com tarefas repetitivas, que demandam tempo e são operacionais. Assim, eles poderão se dedicar a atividades de maior valor agregado e mais estratégicas”, diz.