Com frota de carros 100% verde, L’Oréal Brasil se junta a programa de reflorestação para compensar emissão de CO2
Grupo L´Oréal

Cerca de 1000 veículos foram selecionados com critérios de sustentabilidade, como baixa emissão de CO2 e motores que funcionam com etanol

 

Com frota de carros 100% verde, L’Oréal Brasil se junta a programa

A L’Oréal Brasil acaba de renovar o contrato de frota de carros 100% verde. Em parceria com a locadora Movida e a SOS Mata Atlântica, todos os novos carros foram selecionados com critérios de sustentabilidade, como baixa emissão de CO2 e motores que funcionam com etanol. São quase 1.000 veículos, a maioria  utilizada como ferramentas de trabalho pela Companhia em todo o Brasil. O projeto da Frota Verde - elaborado pelas áreas de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança), Compras Indiretas e Recursos Humanos e também com os fornecedores - tem quatro pilares: 1) diminuir a emissão de CO2; 2) promover alto nível de segurança para nossos colaboradores; 3) utilizar carros flex que permitem o uso do etanol, um combustível mais sustentável que a gasolina; 4) compensar 100% da nossa emissão de CO2 com um programa de reflorestação com a organização SOS Mata Atlântica.

“A L’Oréal Brasil construiu um projeto inovador e único em todo o Grupo, desde a etapa de seleção dos carros até a parte de compensação da nossa emissão com o plantio de árvores. É um grande orgulho para nós”, ressalta Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil. “Nós queremos ser protagonistas em tudo que envolve as mudanças climáticas no país”.

Os meios de transporte representam hoje um dos principais emissores de gás carbônico na atmosfera. Por isso, a sustentabilidade é uma das prioridades do nosso negócio, com foco na transformação da cadeia de valor, mudanças climáticas e protagonismo social. Em 2017, a L’Oréal Brasil conseguiu diminuir em 14% a sua emissão de CO2 em transporte e 71% de sua emissão na suas unidades de produção. Com a nova frota e o programa de reflorestação, a expectativa é que esse índice seja cada vez mais significativo.

Colaboradores serão estimulados a utilizarem etanol em vez da gasolina comum

Para a L’Oréal Brasil, tudo que está relacionado a diminuir a emissão de CO2 e a pegada ambiental é estratégico para o negócio. No projeto da Frota Verde, o objetivo foi tornar o transporte mais sustentável, ao mesmo tempo que apresentasse certificações internacionais de segurança e boa performance (quantos kms faz com 1 litro de combustível, por exemplo). Uma outra preocupação do projeto será engajar os colaboradores nessa prioridade.

Patricia Mirilli, Diretora de Remuneração, Benefícios e Serviços de RH, explica que a L’Oréal irá incentivar todos os funcionários a utilizarem o etanol, uma opção mais sustentável do que a gasolina comum. O planejamento é contribuir com 20% a mais no auxílio combustível para quem utilizar o cartão apenas com esse tipo de combustível. “A nossa preocupação é gerar nos colaboradores uma consciência de que, seja emitindo menos poluente ou dirigindo de forma mais segura, podemos contribuir para uma sociedade melhor”, destacou. “Nem sempre o abastecimento com álcool é vantajoso do ponto de vista econômico. Por isso, não obrigamos a utilização. Mas com o incentivo financeiro conseguiremos estimular nossos funcionários a escolherem o etanol. O colaborar será o protagonista desta escolha!”.

Fornecedores compartilham os valores da L’Oréal

Os valores da L’Oréal são compartilhados com todos os fornecedores parceiros. Com a questão da sustentabilidade, a oportunidade é promover uma cadeia de valor mais consciente sobre o seu impacto no mundo. O time de Compras Indiretas tem o papel de integrar os pilares sustentáveis do Grupo em todos os projetos. “Estamos sempre analisando o mercado e estimulando nossos parceiros a se desenvolver e contar conosco para implantação de novos negócios dentro destas vertentes, que também incluem a inovação”, explicou Alice Souza, Analista de Compras Sr. na L’Oréal Brasil.

Os parceiros da L’Oréal no projeto Frota Verde (tanto a Movida quanto a administradora do cartão de auxílio-combustível) enviarão relatórios mensais com indicadores importantes para ajudar a Companhia a definir os próximos passos na melhoria de sua pegada ambiental.