Descubra como a diversidade brasileira inspira produtos e novas tecnologias
Grupo L´Oréal

Particularidades e sugestões das consumidoras são levadas em consideração durante o processo de desenvolvimento

Descubra como a diversidade brasileira inspira produtos

De lisos aos crespos, todos os oito tipos de cabelos presentes na classificação da L’Oréal sobre variações de fios podem ser encontrados em nosso país. Quando falamos de pele, isso também ocorre: dos 66 tons registrados na classificação, 55 estão presentes no Brasil. Assim, a diversidade da população brasileira é uma das nossas principais inspirações quando se trata de inovação. Além disso, os consumidores brasileiros são conhecidos pelo alto nível de exigência quando se trata de produtos de beleza. Devido a esse cenário, Laurent Attal, nosso Vice-presidente e Diretor Global de Pesquisa e Inovação, acredita que as brasileiras são as consumidoras do futuro: “Se conseguirmos satisfazer as clientes brasileiras, teremos a certeza de encontrar, e até mesmo antecipar, as necessidades de todos os consumidores com as mesmas aspirações de beleza de cabelos e pele em todo o mundo”.

Beleza natural: diversidade de fios inspiram inovação na L’Oréal Brasil

O cabelo das brasileiras podem apresentar características como velocidade de crescimento, resistência e sensibilidade à quebra - típicas de diversos lugares do mundo. Essa combinação de fatores, portanto, as transformou em consumidoras mais exigentes:

- 72% delas afirmam que os cabelos estão sem vida ou danificados, já que, graças ao clima do país, a exposição ao sol e ao calor são frequentes;

- Para reparar esses danos, as mulheres brasileiras precisam investir em uma rotina capilar mais elaborada, com o uso de, pelo menos, 5 produtos simultaneamente todos os dias.

A partir desses dados, nossas equipes dos laboratórios se dedicam em pesquisas para atender consumidoras que buscam cabelos mais saudáveis, com o desenvolvimento de tecnologias mais personalizadas. Um exemplo disso foi o lançamento de Power Mix, de L’Oréal Professionnel, uma fórmula com tecnologia de cuidados personalizados. Outra novidade foi Elseve Cicatri Renov de L’Oréal Paris, leave-in de tratamento com 10 benefícios diferentes. A complexidade das inovações fizeram tanto sucesso por aqui que serão expandidas para o mercado internacional nos próximos anos.

Preocupação das brasileiras com a saúde da pele

No caso da pele, as queixas das consumidoras também estão relacionadas ao clima quente e úmido, características do Brasil:

- 74% das mulheres brasileiras se queixam de pele oleosa e de sensação de sujeira durante o verão;

- 72% delas relatam sofrer com acne ou imperfeições de pele, que pioram sob o sol.

Essas questões inspiraram a L’Oréal Brasil não só a desenvolver inovações, mas também a reinventar produtos de grande repercussão fora do país para a pele brasileira. A base Fit Me de Maybelline New York, por exemplo, ganhou uma fórmula e 10 novos tons exclusivos para o mercado brasileiro. Já a tecnologia Oil & Sweat Airlicium, presente no Airlicium de La Roche Posay, também foi adaptada para a proteção solar. Neste ano, a linha foi renovada e incluiu três novos tons de filtro com cor.