Pesquisa & Inovação: fizemos cinco perguntas para os experts em cabelos da L’Oréal Brasil!
Grupo L´Oréal

Dúvidas sobre coloração ou tratamentos capilares? Veja como a L’Oréal Brasil desenvolve e testa seus lançamentos

Pesquisa & Inovação: fizemos cinco perguntas para os experts em cabelos

Quando o assunto é cabelo, o Brasil é o país que apresenta a maior diversidade de tipos e cores - cobrindo toda a variedade identificada na classificação global do Grupo L’Oréal. Além disso, somos o segundo maior mercado de coloração do mundo: 53% das brasileiras mudaram a cor dos fios para castanho, enquanto até 30% adotaram tons de loiro ou castanho. São essas características que inspiram o trabalho dos nossos experts em cabelos. Quer saber como funciona esse processo? De colorações à inovação para cuidados com os os fios, fizemos cinco perguntas para Leandro Carvalho, Gerente de Pesquisa e Inovação de Haircare, e a Pesquisadora Camila Biato, ambos nosso Centro de Pesquisa e Inovação. Confira!

O que é mais importante em um produto para cabelo em termos de performance? 

É importante que ele cumpra o prometido em relação às expectativas da consumidora para aquele tipo de produto. Benefícios sensoriais também elevam a qualidade da experiência de uso -  por exemplo, uma espuma abundante, no caso dos shampoos, ou uma fragrância apreciada. O produto também deve entregar benefícios funcionais, como resistência à quebra ou brilho. Além disso, é importante que ele tenha efeitos emocionais, como relaxamento, sensação de conforto e bem-estar. Todos os benefícios de performance devem ser cautelosamente escolhidos no momento da criação de uma nova tecnologia - isso vai fazer toda a diferença para que o produto se destaque e deixe as consumidoras mais satisfeitas.

O que é considerado na fase de testes de um novo produto? 

Um plano de avaliação robusto é montado para garantir a performance e a criação de inovações realmente relevantes para os consumidores. Primeiro, são considerados os principais benefícios que devemos entregar para a classe do produto criado e aqueles que devemos ter para uma performance superior. Com alto rigor e compromisso, os Laboratórios de formulação, avaliação e fragrâncias da L’Oréal realizam todos os testes para garantir a entrega do que é prometido no rótulo ou na publicidade do produto. A clareza e a sinceridade são pré-requisito para que o lançamento seja feito.

De onde vem as maiores inspirações para descobrir novas fórmulas? 

No nosso caso, vem das próprias consumidoras brasileiras, que são consideradas experts em cabelos em todo mundo devido a seus hábitos e rotinas sofisticadas. Realizamos pesquisas e estudos para levantar as principais necessidades ainda não atendidas, mas também fazemos observação de comportamento para ideias mais inovadoras. Com um desafio a ser resolvido, vamos para o laboratório e usamos nossa expertise em formulação e matéria-primas para criar as melhores soluções para elas.

O que é importante considerar na hora de atender a diversidade de cabelos no Brasil? 

Devemos escolher claramente o consumidor alvo e verificar suas necessidades mais relevantes.  É importante considerar as diferenças entre tipos de cabelo, hábitos, expectativas e a região do país onde moram, porque isso pode impactar diretamente em seu comportamento e preferências. Mesmo dentro do grupo das cacheadas, por exemplo, podemos ter preferências diferentes, como as que preferem mais controle de volume e as que gostam de mais volume nos cabelos.

Quais foram os avanços nos últimos anos para melhorar a ação das colorações nos fios? 

Um dos principais avanços em Hair Color foi o desenvolvimento de rotinas que tratam os fios antes, durante e depois da coloração. É importante que o produto seja gentil com os fios e, mais do que isso, prepare partes do cabelo previamente danificadas para serem tratadas e protegidas. É preciso cuidar para que o fio seja revitalizado após o processo, mantendo a cor por mais tempo. O trio de moléculas Ionene G, Ceramidas e Pró-Keratina, presentes em kits de coloração, possibilitam esse cuidado completo e auxiliam a evitar o ressecamento dos fios.