SOMOS LEED GOLD MAIS UMA VEZ! CENTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA L’ORÉAL É O LABORATÓRIO MAIS SUSTENTÁVEL DO BRASIL DE ACORDO COM A CERTIFICAÇÃO
Grupo L´Oréal

Em setembro do ano passado, a sede da Companhia também recebeu a certificação

 

Somos LEED Gold mais uma vez! Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal Brasil recebe certificação sustentável

O prédio do Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal Brasil, no Rio de Janeiro, alcançou a certificação LEED Gold (Liderança em Energia e Design Ambiental). O certificado é um dos principais selos internacionais para prédios sustentáveis e reconhece o compromisso de empresas em implementar esse tipo de iniciativa na construção de seus escritórios. Entre os critérios considerados estão a gestão eficiente de água e energia, localização, práticas implementadas durante a obra e materiais utilizados na construção. Em setembro do ano passado, a sede da Companhia, localizada no Porto Maravilha, também recebeu a certificação, que reconheceu a unidade como o escritório mais sustentável do Rio. 

A certificação faz avaliações técnicas para confirmar que a obra foi feita respeitando as melhores práticas de conservação do meio ambiente. “Nada mais emblemático do que ter o selo LEED Gold em um centro de excelência em pesquisa e inovação”, declara Ricardo Guisolphe, Gerente de Projetos da unidade. “As metas levam a busca pela melhoria constante. O certificado mostra que estamos no caminho certo e inspiram mais iniciativas!”.

Iniciativas promovem o uso inteligente dos recursos naturais

Durante a construção do prédio, inaugurado em outubro de 2017, a prioridade foi criar iniciativas de eficiência do uso dos recursos naturais, como água potável, esgoto e energia. Para água potável, as torneiras e dispositivos possuem temporizadores e controladores para garantir o consumo sem desperdício.  Já o esgoto é tratado no próprio prédio pelo projeto Jardins Filtrantes, que são plantas que purificam a água de forma natural e sem aditivos químicos. A água tratada é redirecionada para os sanitários, lavagem de piso e irrigação - o que resulta em até 40% de economia. Para a gestão de energia elétrica, a unidade inaugurou no ano passado um sistema de painéis solares capazes de produzir até 20% da eletricidade.

Para garantir os critérios estabelecidos pela certificação LEED, Ricardo relembra que houve um rigoroso acompanhamento de todas as etapas da construção. “Nós começamos a obra nos baseando em um caderno de encargos específicos para a questão LEED, que apontava os materiais que poderiam ser utilizados, os processos de construção e controle de resíduos e também de emissão de gases CO2”, conta. A obra também contava com parceiros especialistas para controlar semanalmente todos os procedimentos. 

L’Oréal quer se tornar referência em sustentabilidade no Brasil!

A L’Oréal Brasil tem um compromisso com a sociedade de levar soluções para as mudanças climáticas e ressaltar o protagonismo social das comunidades por meio do Sharing Beauty With All, o programa sustentável do Grupo. Para alcançar os objetivos, Ricardo ressalta que é indispensável que a sustentabilidade esteja em todos os processos da Companhia: “A busca por materiais e controles sustentáveis é cada vez mais forte durante a escolha de produtos e serviços pelo consumidor. Ao trabalhar em um local onde um selo certifica nossa construção, isso leva inspiração aos nossos pesquisadores para que possam integrar isso aos novos produtos.”