Entenda porque a política de segurança do trabalho é importante no dia a dia dos colaboradores da l’Oréal Brasil

O cuidado com a saúde e a segurança dos colaboradores e fornecedores é um critério essencial em todas as etapas da cadeia de valor da L’Oréal. Por isso, a empresa assume compromissos desde as fases de pesquisa e produção até a distribuição e venda dos produtos. Esse comprometimento é estruturado por meio da política de segurança do trabalho da Companhia, que reflete seus principais valores e princípios.

Para consolidar ainda mais essa política, o Grupo criou o programa global Safe@work Safe@Home, que busca incentivar cada funcionário a se envolver em uma abordagem coletiva da cultura de segurança e conscientização do Grupo L’Oréal dentro e fora da empresa. Por meio desse programa, a empresa conseguiu reduzir em 73% o número de acidentes nos últimos três anos. “Para a L’Oréal Brasil, a segurança e a saúde das pessoas são valores inegociáveis e intrínsecos a tudo que fazemos, o que é refletido em nossa política de segurança do trabalho”, explica Thiago Ramos, Gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança - EHS.

Política de segurança do trabalho da L’Oréal Brasil oferece treinamentos aos colaboradores e realiza auditorias para avaliar os resultados

A cultura de segurança da L’Oréal Brasil foi construída ao longo dos anos com base na gestão de riscos e na cultura organizacional da empresa. Ela representa a consolidação dos valores e crenças através da liderança em todos os níveis da Companhia. Para desenvolver a conscientização dos colaboradores e fornecer as habilidades corretas para trabalhar sem riscos, a empresa fornece um treinamento sobre a área. O profissional de segurança acompanha os funcionários, orientando sobre o entendimento e gerenciamento de riscos no dia a dia.

Periodicamente, são realizadas auditorias do EHS para analisar detalhadamente como as unidades estão aplicando os requisitos de saúde e de segurança corporativa. Além disso, a análise de indicadores de segurança permitem detectar e corrigir desvios de padrões e identificar oportunidades de melhoria. “Acreditamos que o aspecto mais importante da segurança é a liderança visível. Desta forma, queremos impulsionar a melhoria da segurança em toda a organização em direção à nossa visão de saúde e segurança na L’Oréal Brasil”, afirma Thiago.

L’Oréal Brasil é a primeira Companhia do Grupo na América Latina a ganhar prêmio RosPA, principal certificação internacional da área de segurança do trabalho

Esse ano, o Brasil se tornou o primeiro país da América Latina em que a L’Oréal está presente a receber a certificação internacional RosPA (Royal Society for Prevention of Accidents) por suas ações e práticas em relação à saúde e segurança dos colaboradores. A RosPA é uma das principais certificações internacionais da área e ajuda a reforçar o comprometimento da Companhia com um desenvolvimento sustentável e seguro. A premiação, que esse ano foi realizada na Escócia, está alinhada com o programa de promoção de saúde e segurança no ambiente de trabalho do Grupo, o Safe@Work Safe@Home.

“Acreditamos firmemente que o nível de colaboração que experimentamos no Brasil, trabalhando juntos e aprendendo uns com os outros, é nosso elemento-chave de progresso e inovação”, comenta Gerald Vincent, Diretor de Property, Qualidade e EHS da Companhia.