L’Oréal Brasil participa do 1º seminário de economia circular e reforça compromisso com a sustentabilidade através do Sharing Beauty With All

Your description

A sustentabilidade é um dos principais pilares da L’Oréal para promover um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Alinhada com esse compromisso, a companhia participou do 1° Seminário de Economia Circular e Sustentabilidade: Tecnologias para o Futuro, que debateu a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. O evento, que aconteceu no dia 17 de dezembro, no Consulado-Geral da Itália do Rio de Janeiro, foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, realizada e idealizada através da Subsecretaria de Estado de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo, em parceria com mais de 20 instituições públicas, privadas, acadêmicas e da Sociedade Civil. 

Thiago Ramos, Gerente de EHS Corporate da L’Oréal Brasil, conta que participar de um evento como o Seminário e de falar sobre Economia Circular, avaliando o atual contexto brasileiro, é fundamental para a L’Oréal. “O meio ambiente, incluindo o conceito de economia circular, é um critério-chave dentro de nossa cadeia de valor: desde a criação de produtos, a produção e o transporte, até na atuação de nossas marcas e da empresa. Desta forma, vemos como é importante compartilhar nossos compromissos em eventos como este”, afirma. 

Sharing Beauty With All: L’Oréal apresentou como inovar de forma sustentável

Durante o evento, que contou com quatro painéis comandados por diferentes especialistas, a L’Oréal Brasil teve a oportunidade de apresentar e reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade através do projeto Sharing Beauty With All, presente em todas as etapas da cadeia de valor da marca. “No painel, foi dada maior ênfase em nossas ações contra as mudanças climáticas, que é uma das principais prioridades da L’Oréal Brasil”, conta Thiago. 

Além disso, a marca falou sobre os principais objetivos em relação à Economia Circular. “Nossa principal ambição é  incluir nossos fornecedores em nossas ações contra mudanças climáticas. Por isso, a L’Oréal assumiu o compromisso de reduzir em 25% a pegada de carbono em todas as etapas da cadeia de valor até 2030”. 

Economia Circular faz parte das iniciativas trabalhadas pela L’Oréal

Focada em incentivar o tema entre os colaboradores, fornecedores e consumidores, a L’Oréal assume o compromisso de ser neutra em carbono até 2020 em todos os setores da marca. “Reduzimos 65% da emissão de CO2 em nossas plantas e centros de distribuição, usamos 100% de eletricidade renovável e investimos em energia solar em nossa infraestrutura”, afirma Thiago. “Nosso trabalho sobre mudança climática foi recompensado por nossas partes interessadas, como Firjan e Guia Exame”. 

Outra iniciativa presente no dia a dia da marca é a redução de água e resíduos, como pontua Thiago: “Investimos na redução de água e resíduos com foco no pós-consumo, que é um grande desafio, e na eficiência da reciclagem em todo o Brasil”.

Além dessas iniciativas, a L’Oréal busca integrar os colaboradores em seus compromissos para gerar um impacto positivo na sociedade. “A Ilha de Reciclagem, por exemplo, presente na Sede, é um ponto em que todos podem depositar os resíduos domésticos (plástico, vidro, papel, eletrônico, orgânico), que serão 100% coletados e reciclados. Assim, a L’Oréal Brasil se torna um ponto de coleta para os colaboradores e outras empresas ao redor da Sede”, finaliza.