Your title

Your description

Respeito e valorização da biodiversidade brasileira através de uma inovação sustentável

A fim de criar soluções que são cada vez mais acessíveis e eficazes para as necessidades das mulheres brasileiras, as equipes de Pesquisa & Inovação da L’Oréal investem no desenvolvimento local de produtos. Nesta jornada, a biodiversidade brasileira apresenta-se como um verdadeiro paraíso de ingredientes ativos e uma fonte de tecnologias inovadoras naturais. Para explorar todo esse potencial, mantendo o compromisso com a redução no impacto sobre os ecossistemas – uma das metas do nosso compromisso de Compartilhar a Beleza com Todos “Sharing Beauty With All”  – e em respeito à cultura tradicional, o time conta com a parceria de universidades reconhecidas no Brasil que ajudam com seus conhecimentos e com o estudo da fauna e flora brasileiras.

Nessa missão, além do time de P&I no país, está também a direção internacional de matérias-primas, que trabalha exclusivamente na seleção de novos ingredientes e seu propósito também é estimular o avanço tecnológico nas regiões produtoras e o desenvolvimento de fornecedores locais.

Para este trabalho, a L'Oréal Brasil conta com parcerias, como a do fornecedor de ingredientes naturais Beraca e a agência de cooperação alemã GIZ na região Amazônica, que beneficia centenas de famílias no Pará, responsáveis pela colheita de Murumuru e Pracaxi. As comunidades, organizadas em cooperativas, são treinadas em gestão, habilidades comerciais e capacidade técnica; e recebem novos equipamentos a fim de promover práticas sustentáveis de colheita e agregar valor ao seu sourcing.

Concretamente, a participação da L'Oréal nesta parceria inclui apoio financeiro para treinamentos, pesquisas, compra de equipamentos para a melhoria no processo de secagem (forno) e extração do óleo bruto; a compra de equipamentos de proteção individual para a comunidade; e painéis solares para o centro médico e para a sede da cooperativa.

Entre os exemplos de ingredientes da biodiversidade brasileira fornecido aos laboratórios da L'Oréal através desta parceria, estão a semente de murumuru da Amazônia, que enriquece a gama Absolut Control, de L'Oréal Professionnel, e o Óleo Reparação Pós Química, de Garnier Fructis, além do óleo de semente de pracaxi, usado na linha Kérastase Óleo-Relax Slim.

A ambição da L'Oréal é aumentar o volume comprado e a contribuição para as comunidades, garantindo que elas recebam o preço justo e os benefícios gerados pelos ingredientes e seus trabalhos. Com o lançamento do Óleo Reparação Pós Química, de Garnier Fructis, em março de 2014, por exemplo, o volume de manteiga de murumuru comprado este ano aumentou 197% em comparação ao ano passado.

A soja, cultivada organicamente por agricultura familiar e que faz parte da composição do Biolage Advanced Repair Inside, de Matrix, e da linha Óleo Extraordinário, de Elseve, é outro exemplo de incentivo ao progresso tecnológico nas regiões produtoras e ao desenvolvimento de fornecedores locais. O óleo de soja combina custo competitivo e inovação, uma vez que é o resultado de uma parceria com uma cooperativa do Sul do Brasil, que usa uma técnica de plantio sem agrotóxicos, herbicidas ou fertilizantes químicos, de modo a manter o solo e a água limpos, enquanto também educa a população que vive do crescimento desta planta para negociar um preço justo. Este é o crescimento da soja sustentável ajudando a desenvolver a agricultura familiar.