Your title

Your description

Jovens de Nova Iguaçu se formam como profissionais da beleza em projeto da L’Oréal com a Casa do Menor
Criado com o intuito de desenvolver profissionais e promover a inclusão social em comunidades carentes, o projeto Casa das Belezas encerrou 2017 com a primeira formatura de mais de 80 pessoas em auxiliares de cabeleireiro. A iniciativa é uma parceria da L’Oréal Brasil com a Casa do Menor, instituição social que ampara crianças e jovens da região de Nova Iguaçu, município do Rio de Janeiro. Os alunos receberam o certificado com a chancela do Instituto L’Oréal no dia 19 de dezembro. No curso, que teve a duração de quase quatro meses, os participantes aprenderam a utilizar os produtos da marca Niely de forma profissional. 

A formação contemplou o ensino prático e teórico para empoderar os alunos a desenvolverem negócios próprios e contarem novas histórias daqui para frente. Aos 37 anos, Ana Carla dos Santos se dedicava aos trabalhos de casa e tinha vontade de um dia se especializar como cabeleireira. Para ela, o aprendizado que teve é uma oportunidade de montar o próprio negócio: “O meu sonho era ter uma profissão. Hoje sou formada em algo que gosto muito. Essa conquista é uma emoção que vai ficar marcada para o resto da minha vida”, comemorou. 

L’Oréal e Casa do Menor: uma parceria para promover a inclusão social 

Há mais de 30 anos, a Casa do Menor se dedica ao desenvolvimento de crianças e jovens em um trabalho voltado para a educação, profissionalização e apoio social. A instituição acredita que a parceria para o projeto Casa das Belezas representa a oferta de um curso mais elaborado e focado em descobrir talentos. “A nossa preocupação sempre foi fazer o melhor para aqueles que mais precisam e o projeto veio de encontro a esse sonho. O trabalho da Casa do Menor é de muita dedicação e amor, mas esse trabalho só é possível por causa de parceiros com a L’Oréal, que acreditam no que fazemos aqui”, ressaltou Odinéia Quirino, Vice-presidente da Casa do Menor. 

Para a L’Oréal, acredita-se que promover a inclusão profissional de jovens e adultos é um meio de reforçar os objetivos estabelecidos pelo Sharing Beauty With All, o compromisso de sustentabilidade do Grupo, de desenvolver o protagonismo social das comunidades em que está inserida. “Hoje, mais de 80 pessoas se certificaram como profissionais da beleza. A L’Oréal entende que possui um papel na sociedade, então estamos utilizando a nossa voz para dar oportunidades. É um dever transformar a nossa cadeia de valor por meio da inclusão e responsabilidade social. Nossas equipes da Niely e do instituto L’Oréal se dedicaram com muita paixão e profissionalismo neste projeto”, destacou Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil. 

Aluna do projeto Casa das Belezas consegue o primeiro trabalho em salão de beleza 

A primeira etapa do curso, que voltará com novas turmas em março de 2018, já começa a traçar novas perspectivas para os alunos. Para Joice Silva, de 24 anos, as técnicas aprendidas e o certificado como auxiliar de cabeleireira já abriram oportunidades para o começo de uma profissão. No último mês ela conseguiu o primeiro emprego em um salão de beleza da região. “Eu não sabia nada sobre cabelos e agora tenho um trabalho na área, que se tornou a minha paixão. Alguém acreditou em mim e isso é gratificante. O curso foi um divisor de águas na minha vida, porque nunca teria condições de pagar por um, agora tenho uma profissão”, ressaltou Joice. 

Cícera da Silva é uma das instrutoras da Casa do Menor capacitadas pelo Instituto L’Oréal e pela equipe de Niely. Para ela, a formatura reforça o empenho de cada aluno em buscar um futuro melhor. “É uma conquista que não foi fácil, porque muitos chegaram com dificuldade. A maioria dos alunos vieram com a intenção de trabalhar e encontrar um apoio para ajudar as próprias famílias”, destacou Cícera. A cerimônia de formatura dos alunos ocorreu na unidade da Casa do Menor em Miguel Couto, bairro de Nova Iguaçu, e teve a presença de familiares dos formandos e representantes da instituição e da L’Oréal.