3 colaboradores do Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Brasil falam sobre inovação de produto para o mercado de beleza brasileiro

Para o Grupo L’Oréal, produtos de beleza são uma combinação de ciência, expertise e inovação. É por isso que o Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Brasil, localizado na Ilha de Bom Jesus, foi criado com o objetivo de acelerar e potencializar a formulação de produtos que atendam a diversidade de beleza dos consumidores brasileiros, oferecendo cosméticos inovadores e de alto desempenho. Além disso, com foco cada vez mais em desenvolvimento, os colaboradores contribuem para a melhoria do bem-estar de consumidores de todo o país. Quer saber mais sobre como inovamos no mercado de beleza? Confira como a inovação de produto está presente no dia a dia dos colaboradores do Centro de Pesquisa & Inovação de diferentes áreas. 

Investimento em ambiente tecnológico e criativo garante produtos de sucesso no setor de maquiagem 

Colaboradora da empresa há quatro anos e meio, Ana Nascimento atua como analista de laboratório na categoria de maquiagem e dá suporte para as marcas Maybelline e Colorama. Para Ana, o Centro de Pesquisa & Inovação oferece aos colaboradores as melhores e mais atualizadas ferramentas e treinamentos sobre desenvolvimento de cosméticos. Isso permite que as pesquisas científicas tenham o máximo de aproveitamento possível, resultando em produtos de sucesso nas prateleiras.

No setor de maquiagem, Ana conta que o consumo está cada vez mais tecnológico, o que dá margem a um desenvolvimento mais amplo e abrangente e desafia empresas tradicionais a se reinventarem. Além disso, a analista conta que a maioria dos projetos de maquiagem fazem uma leitura profunda do consumidor local para lançar produtos que façam sentido de acordo com o público-alvo de cada marca. 

“Acredito que o fato de possuir um Centro de Pesquisa já demonstra a preocupação da L’Oréal em desenvolver produtos inovadores. Isso só é possível porque temos um ambiente criativo, tecnológico e com todo o suporte necessário para trazer soluções efetivas para os consumidores”, explica.

No setor de cabelos, os projetos de inovação de produto são baseados na opinião dos consumidores

Érika Petali atua na Empresa há sete anos e, atualmente, é pesquisadora do setor de cabelos. A área usa a inovação de produto não só no desenvolvimento de fórmulas, mas nos packs, no gestual e na fragrância para que a experiência do consumidor seja completamente nova e surpreendente. “Eu e meu time trabalhamos 100% focados na inovação. Buscamos desenvolver  produtos com alto potencial técnico a fim de entregar aos nossos consumidores uma nova experiência de cuidado e beleza”, explica.

A pesquisadora conta que todos os projetos de inovação da sua área são baseados na voz do consumidor, com o objetivo de expor desde o início as necessidades do mercado de beleza. Isso garante um resultado alinhado às necessidades do mercado e com grande potencial de sucesso. Além disso, o investimento em tecnologia ajuda a agilizar a entrega dos projetos.

O grande desafio da área de hair care atualmente é atender demandas de mulheres cacheadas. “Esse é um público antenado e que fomenta inovação de produto o tempo todo. Minha principal aposta é em uma tecnologia versátil que entregue não apenas performance, mas facilidade na rotina e uma experiência sensorial nova”, aposta.

Ambiente versátil e moderno ajuda a desenvolver produtos inovadores e focados no consumidor no setor de fotoproteção

Há seis anos na L’Oréal Brasil, Tassia Hanashiro começou na empresa como analista no laboratório e atualmente é pesquisadora na categoria de Proteção Solar. Tassia conta que trabalha em um ambiente flexível, onde várias categorias dividem espaço e compartilham expertises e técnicas, criando um brainstorm natural de inovação. Além disso, o desenvolvimento dos produtos é baseado em estudos clínicos e instrumentais e focado no consumidor.

“A inovação está presente em todos os dias de trabalho, desde a forma de pensar até o desenvolvimento e lançamento de produtos no mercado. Trabalhamos em um dos laboratórios mais modernos do país, com as melhores tecnologias e de forma sustentável”, explica.

Tassia conta que o desenvolvimento dos produtos é focado na diversidade brasileira e nas necessidades específicas de cada consumidor. Na categoria de fotoproteção, a pesquisadora diz que a aposta está nos termos de Fator de Proteção Solar cada vez mais altos e eficazes com texturas adaptadas à pele brasileira, predominantemente oleosa.