“Como o esporte me faz um profissional melhor”: conheça a história do colaborador marcio minuzzi com o bodysurf

A prática de um esporte pode contribuir muito para o exercício da sua profissão - e Márcio Minuzzi, Diretor de E-Commerce Corporate da L’Oréal Brasil é um bom exemplo disso: apaixonado pelo mar desde criança, o barulho das ondas sempre soou como música para os ouvidos do Colaborador. No entanto, foi só em 2014, justamente um mês antes de entrar para a empresa, que ele embarcou em uma experiência de autoconhecimento no oceano e se descobriu amante da prática do bodysurf - o surf sem prancha ou “jacaré”. Hoje, há 6 anos praticando o esporte diariamente, Márcio conta como sua relação com o surf já ensinou lições valiosas para sua vida profissional e revela de que forma aplica cada uma delas no dia a dia. Confira e se inspire!

“Nesse esporte minha competição é comigo mesmo, com meus medos e crenças limitantes”

A história de amor com o bodysurf começou quando Marcio decidiu fazer o curso chamado Waterlife com Henrique Pistilli, o Homem Peixe do Canal Off. Na época, prestes a iniciar o trabalho na L’Oréal Brasil, Márcio escolheu apostar na experiência para renovar as energias. “Eu sabia que a L’Oréal seria um desafio totalmente diferente e precisava me preparar, então, participei desse curso de autoconhecimento e desenvolvimento através de experiências de reflexão e exercícios no mar”, contou. 

E foi lá, durante as aulas, que Marcio aprimorou sua relação com a água, se encantou pelo bodysurf e seguiu ainda mais inspirado a se conhecer através do esporte. “Diferentemente das demais formas de surf que têm algo entre a pessoa e o mar, no bodysurf é você deslizando com seu próprio corpo na água... e isso é mágico! Nesse esporte minha competição é comigo mesmo, com meus medos, crenças limitantes, minha concentração e, algumas poucas vezes, minha condição física”, explicou o Diretor.

Leitura de ambiente, paciência e foco são alguns dos aprendizados do bodysurf para a vida

Segundo ele, são esses desafios internos vividos no esporte que o levaram a desenvolver aprendizados muito importantes para a vida pessoal e profissional. 

- Leitura de ambiente, presença, atenção e foco: “esses pontos você aprende porque precisa estar vigilante o tempo todo, antes, durante e depois de pegar uma onda. Precisa olhar para o mar, para a onda chegando, quebrando, sentindo as correntes no mar e esquivando de pranchas”;

- Testar e aprender: “O tempo todo estou experimentando coisas novas, manobras, jeitos diferentes de pegar ondas, tamanhos diferentes, novas praias... É um recomeçar constante, parece que jamais deixarei de aprender nesse esporte, pois as condições nunca são as mesmas, tudo interfere, o sol, o vento, as correntes, a maré, os demais surfistas, até os tubarões (risos)”;

- Ser analítico e paciente: “Assim como na vida e no trabalho, eu aprendo no mar a selecionar as melhores ondas (oportunidades) ao invés de embarcar em qualquer uma. Como na vida, há inúmeras oportunidades de diferentes tipos, tamanhos e caminhos. Você precisa saber qual te levará mais próximo ao seu destino (propósito), caso contrário, poderá perder aquela que poderia ser a onda da sua vida”;

- Superar desafios: “Em uma das maiores ressacas na Barra da Tijuca, decidi entrar no mar com quatro amigos profissionais. Meditei, me concentrei e fui, afinal de contas, sabia que tinha treinamento para tanto. Senti um frio na barriga quando furei a primeira onda e fiquei lá um pouco. Sai da água e me senti profundamente realizado. Ficou a lição para a vida de sair da zona de conforto, encontrar coragem, definir uma meta e estar na companhia de pessoas que te dão confiança para enfrentar um grande medo”, lembrou.

Atualmente, Marcio garante que pratica o esporte quase todos os dias, mesmo quando não tem muitas ondas no mar - por isso, não se assuste se encontrá-lo pela manhã com pés de pato ao redor do Arpoador ou atrás do Forte de Copacabana. “Me forcei a criar o hábito de acordar às 5h30 da manhã diariamente para poder fazer isso antes de qualquer outra atividade. Quem quiser experimentar, é só me procurar, tenho dezenas de pés de pato e adoro levar pessoas à praia pegar onda... só tem que acordar cedinho!”, brincou.