Coronavírus: Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Brasil doa insumos e equipamentos para hospitais da UFRJ

O Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Brasil criou uma força-tarefa para reunir e entregar cerca de 40kg de insumos e diversos equipamentos para os nove hospitais da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) envolvidos no combate ao coronavírus no Estado. A doação feita atende ao pedido feito pela reitora-professora Denise Pires de Carvalho e reforça a parceria entre a universidade e as empresas próximas ao Parque Tecnológico durante um momento em que o esforço coletivo pode fazer a diferença.

“Temos um ótimo relacionamento com a UFRJ e sabemos que ela será uma instituição chave para o combate do COVID-19 aqui no Rio de Janeiro - os hospitais receberão pacientes vindos de uma área muito sensível, como o Complexo da Maré e arredores. Nesse momento de dificuldade para todos, mobilizamos o que já podíamos disponibilizar e entregamos em um prazo recorde para que eles pudessem contar com o mínimo antes do fluxo de pacientes aumentar”, explica Cristina Garcia, Diretora Científica de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Brasil.

Álcool concentrado, frascos, macas e equipamentos de laboratório foram alguns dos materiais doados pelo Centro Innova à UFRJ

Ao todo, foram doados pelo Centro Innova 20kg de álcool concentrado para ajudar na produção de álcool gel ou álcool a 70%; 20kg de detergente concentrado para fazer produtos de limpeza; 520 frascos diversos para que possam depositar o álcool gel que será fabricado; duas macas; 34 equipamentos de laboratório (como estufas incubadoras, microscópio, balanças e placas de aquecimento); 68 cadeiras e 130 extintores de incêndio.

Essas doações foram recebidas por Cássia Turci, professora e Decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) na Universidade, que é a responsável por repassar os equipamentos para as áreas com mais necessidade. Ela comanda uma ação da UFRJ para solucionar um dos maiores problemas com relação ao combate do coronavírus no Estado, que é a falta de insumos suficientes para abastecer hospitais. 

Complexo hospitalar da UFRJ está envolvido no atendimento à população e ao profissionais da saúde 

Vale lembrar que a UFRJ possui um complexo hospitalar com nove unidades diretamente envolvidas no combate ao novo coronavírus atualmente. Uma delas, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), está responsável por uma quantidade significativa de leitos de UTI dentro do plano de contingência da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Além do atendimento à população, as doações também serão usadas para suprir a infraestrutura de triagem, coleta de amostras e testagem para o COVID-19 criada pela Universidade e destinada aos profissionais da área da saúde que trabalham no atendimento a pacientes nos hospitais da UFRJ.