Grupo L’Oréal é líder mundial em sustentabilidade pelo quarto ano consecutivo na premiação internacional cdp

Mais uma vez, o Grupo L’Oréal é eleito líder em sustentabilidade corporativa pelo CDP - Carbon Disclosure Project -, organização internacional sem fins lucrativos que analisa as iniciativas sustentáveis das empresas. Graças às ações para inovar, produzir, desenvolver e viver com responsabilidade socioambiental, determinadas no compromisso de sustentabilidade do Grupo, o Sharing Beauty With All, a empresa se tornou a única companhia a conseguir pontuação ‘A’, a maior nota possível, por quatro anos seguidos nas três categorias: mudanças climáticas, conservação da água e conservação das florestas.

Como funciona o CDP? Entenda como foi feita a avaliação que premiou o Grupo L’Oréal

Este ano, mais de 8.400 empresas responderam a um questionário e divulgaram dados ao CDP, que possui uma metodologia de avaliação independente para avaliar as companhias. Nela, as empresas recebem notas de ‘A’ a ‘D’, com base na abrangência da divulgação, conscientização e gerenciamento de riscos ambientais, e também na demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, como a definição de metas ambiciosas e significativas.

Ser uma empresa sustentável em todas as atividades também é prioridade para a L’Oréal Brasil

O prêmio é um reconhecimento às iniciativas de longo prazo do Grupo L'Oréal para reduzir as emissões de carbono, combater o desmatamento em sua cadeia de suprimentos, aprimorar a gestão da água e se tornar um líder exemplar na nova economia sustentável. Com base no compromisso de sustentabilidade, a Companhia lançou, em 2013, o Sharing Beauty With All. O programa é alinhado com 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.  No Brasil, atua sobre 3 focos estratégicos: transformação da cadeia de valor, atuação contra mudança climática e protagonismo social.

No Brasil, só em 2019, a Companhia já recebeu diversos outros reconhecimentos pelos seus projetos de sustentabilidade. A L’Oréal teve resultados reconhecidos pelo impacto positivo na sociedade e na natureza por 3 anos consecutivos pelo prêmio Guia Exame (2017 em Mudanças Climáticas, 2018 e 2019 em Gestão da Biodiversidade). Com a ferramenta SPOT, criada pela equipe externa de experts em sustentabilidade, 83% dos produtos novos ou renovados tiveram seu perfil ambiental ou social avaliado e melhorado. Ela também possui o laboratório mais sustentável do país e uma das cinco maiores instalações de painéis solares do estado do Rio de Janeiro.

Algumas ações de acordo com as 3 categorias sustentáveis do CDP:

No combate às mudanças climáticas, nossa ambição é de nos tornarmos Carbono Neutro até o final de 2020 em todas as unidades - meta internacional que será alcançada no Brasil antes da data estipulada pelo Grupo para 2025. Em parceria com a Engie, trabalhamos com 100% de energia eólica renovável proveniente do Trairi no Nordeste em todas as unidades.

Visando a conservação da água, em 2019, reduzimos em 27% nosso consumo de água (litro por unidade produzida) em relação a 2005. Direcionamos a gestão hídrica sustentável em todas as atividades da unidade, desde as etapas de produção até áreas administrativas. Fomos reconhecidos pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) como os vencedores da 13ª edição do Prêmio de Conservação e Reuso de Água, por nossa fábrica em São Paulo. Ganhamos como melhor empresa na categoria Eficiência Energética e Gestão de Águas e Efluentes do Prêmio Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) de Mérito Ambiental.

Já no quesito conservação das florestas, nossa valorização da biodiversidade brasileira ganhou por 2 anos consecutivos na categoria de Gestão da Biodiversidade do Guia Exame (número 1 em 2018 e 2019). Em 2019, 12 mil árvores foram plantadas com nossas ações de reflorestamento da Mata Atlântica, compensando 100% das emissões de CO2 de nossa frota e uso de táxis. A fim de garantir zero desmatamento, 100% de nosso papel utilizado possui certificação FSC (Forest Stewardship Council) de manejo sustentável de madeira.

“Há muitos anos, estamos totalmente envolvidos em uma transformação profunda de nossa empresa em um modelo de negócios cada vez mais responsável e sustentável. Essa excelente pontuação é o resultado da determinação constante de nossas equipes e de objetivos extremamente ambiciosos que estabelecemos em 2013, como parte de nosso programa de desenvolvimento sustentável Sharing Beauty With All. Embora possamos nos orgulhar desse desempenho excepcional, sabemos que não podemos descansar. Continuaremos nossos esforços para reduzir nosso impacto ambiental de acordo com o que o nosso planeta precisa. É um imperativo moral e a condição inerente ao sucesso de longo prazo da nossa empresa”, comemorou Jean-Paul Agon, Presidente e CEO do Grupo L’Oréal.