Indústria 4.0 na L’Oréal Brasil: como a companhia está implementando o conceito para transformar o modelo de negócio

Acompanhar as evoluções e as transformações do mundo moderno é um desafio para muitas empresas. Por isso, investir em tecnologia tem sido umas das prioridades na L’Oréal Brasil, para otimizar a rotina dos colaboradores, ter mais agilidade na produção e ainda atender às demandas de um consumidor cada vez mais conectado. O conceito está sendo aplicado, primeiramente na Fábrica da L’Oréal Brasil, localizada em São Paulo, mas a ideia é expandir para todas as áreas da Companhia. O objetivo, de acordo com Jean-Paul Agon, CEO global, é tornar a L’Oréal em uma beauty tech, investindo cada vez mais na transformação digital do Grupo. 

Entenda o conceito de indústria 4.0 e os impactos na L’Oréal Brasil

Para compreender melhor o conceito de indústria 4.0, um termo amplo e que abrange diferentes setores, é importante considerar que esta é a única que não envolve apenas o conceito industrial, ao contrário de outras revoluções que aconteceram ao longo dos anos. A indústria 4.0 está relacionada ao negócio e com as mudanças de comportamento do consumidor. No entanto, antes de implementar novas tecnologias para tornar o negócio mais rentável, é preciso repensar a cultura da empresa como um todo. 

Para dar início à transformação na Companhia, algumas áreas estão trabalhando de forma integrada para se aproximar ainda mais do consumidor, como o Marketing e a Fábrica, localizada em São Paulo. Inicialmente, a ideia é criar uma cultura digital e atender ao que a Fábrica almeja, como a melhora na rentabilidade e nos processos de lançamentos de produtos, além de trazer tendências em termos de segurança e qualidade. 

Além disso, se antes a venda passava por clientes maiores até chegar ao consumidor final, hoje a L’Oréal Brasil também estuda novas formas de deixar a Fábrica mais flexível, ágil e com produtos customizados. 

O conceito de Indústria 4.0 está sendo aplicado, a princípio, na Fábrica, mas a ideia é expandir a indústria 4.0 para todas as áreas da Companhia, respeitando o compromisso de sustentabilidade do Grupo, o Sharing Beauty With All, e prezando pelo impacto, eficiência social, segurança e qualidade dos produtos.